Por:Jornal NC - Publicado em 10/05/2018
O presidente da China, Xi Jinping, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, se reuniram na cidade chinesa de Dalian para discutir os progressos diplomáticos conquistados na península coreana nos últimos meses e as perspectivas para o futuro, anunciou a imprensa oficial chinesa. A reunião acontece menos de duas semanas depois da histórica cúpula intercoreana realizada em 27 de abril, na qual foi dado o primeiro passo para a reconciliação entre as duas Coreias. Xi afirmou a Kim que está “feliz” com o “progresso positivo” da situação na península coreana desde a primeira reunião, no final de março em Pequim, segundo indicou a agência oficial chinesa. As reuniões aconteceram em Dalian, seguindo o tradicional sigilo dos encontros entre dirigentes de ambos países.
Veja Também: Coreia do Norte aceita reabrir linha de comunicação com Seul
Só alguns veículos de imprensa asiáticos disseram hoje que em Dalian havia um avião norte-coreano, enquanto o jornal de Hong Kong “The South China Morning Post” avançou que Xi, que devia viajar para essa cidade para os primeiros testes do primeiro porta-aviões construído pela China, poderia ter se reunido com o próprio Kim Jong-un. Na semana passada, além disso, o ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, viajou para Pyongyang e se reuniu com Kim, que insistiu na determinação de eliminar as armas nucleares da península coreana.
O presidente americano, Donald Trump, publicou uma mensagem em uma rede social na qual diz que falará por telefone com o presidente Xi, para discutir a situação com a Coreia do Norte, as relações bilaterais e comerciais entre Pequim e Washington.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Prefeitura de Barueri celebra o Dia Internacional da surdocegueira
Internacional
Rússia atinge shopping na Ucrânia com mísseis, deixando 11 mortos
EspeciaisPolítica
Governo entrega primeiras carteiras de Identidade Nacional
Cidades
Barueri celebra Dia de São João com show pirotécnico
Educação
Vestibular 2017 da Unicamp recebe pedidos de isenção de taxa
Política
Senado aprova fundo para financiar campanhas eleitorais com verba de emendas
Publicidade