Por:Jornal NC - Publicado em 10/05/2018
O presidente da China, Xi Jinping, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, se reuniram na cidade chinesa de Dalian para discutir os progressos diplomáticos conquistados na península coreana nos últimos meses e as perspectivas para o futuro, anunciou a imprensa oficial chinesa. A reunião acontece menos de duas semanas depois da histórica cúpula intercoreana realizada em 27 de abril, na qual foi dado o primeiro passo para a reconciliação entre as duas Coreias. Xi afirmou a Kim que está “feliz” com o “progresso positivo” da situação na península coreana desde a primeira reunião, no final de março em Pequim, segundo indicou a agência oficial chinesa. As reuniões aconteceram em Dalian, seguindo o tradicional sigilo dos encontros entre dirigentes de ambos países.
Veja Também: Coreia do Norte aceita reabrir linha de comunicação com Seul
Só alguns veículos de imprensa asiáticos disseram hoje que em Dalian havia um avião norte-coreano, enquanto o jornal de Hong Kong “The South China Morning Post” avançou que Xi, que devia viajar para essa cidade para os primeiros testes do primeiro porta-aviões construído pela China, poderia ter se reunido com o próprio Kim Jong-un. Na semana passada, além disso, o ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, viajou para Pyongyang e se reuniu com Kim, que insistiu na determinação de eliminar as armas nucleares da península coreana.
O presidente americano, Donald Trump, publicou uma mensagem em uma rede social na qual diz que falará por telefone com o presidente Xi, para discutir a situação com a Coreia do Norte, as relações bilaterais e comerciais entre Pequim e Washington.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
A tradicional entrega de brinquedos de Natal 2024 em Barueri já tem data para acontecer
InternacionalInternacional
Parlamento da França deve votar sobre derrubada do governo
EspeciaisEspeciais
CCJ do Senado: pedido de vista adia votação da PEC das Praias
CidadesCidades
Barueri dá início ao Natal Encantado com shows e atrações especiais
EducaçãoCidades
Escolas da rede de Barueri participam da Semana Mundial do Brincar
Internacional
A triste realidade dos albinos na Tanzânia
Publicidade