Por:Jornal NC - Publicado em 18/05/2023
A Organização Mundial Meteorológica (OMM) afirmou que as temperaturas globais devem bater taxas recordes nos próximos cinco anos por causa dos gases que causam o efeito estufa e do fenômeno El Niño.Há uma probabilidade de 66% de a média anual de aquecimento ultrapassar 1,5°C entre 2023 e 2027. 1,5ºC é considerado o “limite seguro” das mudanças climáticas.
Esse é o limiar de aumento da taxa média de temperatura global estipulado para até o final do século a fim de evitar as consequências da crise climática provocada pelo homem em razão da crescente emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. A taxa é medida em referência aos níveis pré-industriais, a partir de quando as emissões de poluentes passaram a afetar significativamente o clima global. Em 2022, a temperatura média global já foi de 1,15°C acima da era pré-industrial.
Veja Também: Rita Lee é velada por centenas de fãs no Ibirapuera, em São Paulo
Mais calor: A previsão é que um dos próximos cinco anos seja o mais quente desde o início dos registros. El Niño: o fenômeno terá grande influência nesse processo e levará as temperaturas globais para “patamares desconhecidos”. (Leia mais abaixo sobre os seus efeitos.) Impacto na Amazônia: Os próximos anos terão anomalias nos regimes de chuvas em vários pontos do mundo, inclusive na região amazônica, no norte do Brasil, onde a previsão é de que chova menos. “Provavelmente, não será este ano. Talvez seja no próximo ano ou no ano seguinte”, disse o principal autor do relatório, Leon Hermanson, cientista climático do Met Office do Reino Unido, sobre quando deve haver aumento médio de 1,5ºC. O relatório da OMM é baseado em cálculos de 11 diferentes centros de ciência do clima em todo o mundo.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
InternacionalInternacional
Rússia atinge instalações de energia ucranianas
InternacionalInternacional
Inmet aumenta alerta de calor para “vermelho” em nove estados do Brasil
EspeciaisEspeciais
Câmara aprova projeto de combate a crimes praticados contra crianças e adolescentes
CidadesCidades
Barueri brilha com desfile cívico e cerimônia de hasteamento de bandeiras no 7 de setembro
EsportesEsportes
Grande fase: Brasil conquista 22 medalhas no Pan e no Sul-Americano de canoagem slalom
EspeciaisPolítica
Senado aprova aumento de pena para agressores de cães e gatos
Publicidade