Por:Jornal NC - Publicado em 30/04/2025
No último sábado, Barueri realizou a 2ª Caminhada Azul e a 8ª Caminhada Inclusiva no Parque Municipal Dom José, promovendo inclusão e visibilidade para pessoas com deficiência, especialmente com autismo. O evento reuniu famílias, autoridades e contou com apresentações culturais, como corais e aula de zumba com instrutor com síndrome de Down. Dia 26 de abril, Barueri sediou a 2ª Caminhada Azul e a 8ª Caminhada Inclusiva, com foco na inclusão e visibilidade das pessoas com deficiência, especialmente com autismo. No último sábado (26), o Parque Municipal Dom José, em Barueri, foi palco de uma manhã marcada por emoção, integração e cidadania.
A cidade realizou a 2ª Caminhada Azul e a 8ª Caminhada Inclusiva, eventos que mobilizaram centenas de famílias, representantes de entidades e autoridades locais em apoio à causa da inclusão e da visibilidade das pessoas com deficiência, em especial aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foram realizadas também apresentações culturais emocionantes, como corais e uma animada aula de zumba com instrutor com síndrome de Down, destacando a inclusão por meio do exemplo. A programação começou com concentração na concha acústica do parque e contou com diversas apresentações culturais que emocionaram o público. O coral dos usuários do Centro-Dia da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) encantou a plateia com sua performance, assim como o coral infantojuvenil da Secretaria de Cultura. Um dos momentos mais marcantes foi a animada aula de zumba conduzida por Inri Araújo, instrutor com síndrome de Down, que demonstrou com energia e carisma que a inclusão se faz também por meio do exemplo.
Veja Também: Prefeitura de Barueri realiza reforma na Emef Renato Rosa, no Jardim do Líbano
Voz às famílias e foco na informação
O evento, mais do que uma caminhada, foi um símbolo do compromisso de Barueri com a inclusão, o respeito à diversidade e a construção de uma sociedade mais empática e informada. Além das atividades culturais, a caminhada teve um importante papel de conscientização. Os participantes compartilharam suas vivências e destacaram a importância de eventos como esse para disseminar conhecimento sobre o TEA e outras deficiências. A analista financeira Daiane Martins de Oliveira, mãe dos gêmeos Pedro e Felipe, de 5 anos, ambos diagnosticados com autismo, ressaltou o impacto positivo da iniciativa. “Acho importante trazer o máximo de informação sobre a causa, porque tem muita gente que não sabe. Eu só fui entender depois do diagnóstico dos meus filhos. A caminhada reforça a necessidade de dar visibilidade ao assunto”, afirmou.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Barueri promove caminhada pela inclusão e conscientização sobre o TEA e outras deficiências
EducaçãoEducação
Educação financeira deve ser obrigatória no ensino básico, determina projeto
EspeciaisEspeciais
Desemprego de 7% no 1º tri é o menor já registrado para o período
CidadesCidades
Prefeitura de Barueri realiza reforma na Emef Renato Rosa, no Jardim do Líbano
CidadesCidades
Jandira conta com novos veículos na Frota de transporte escolar
Política
Duas chapas se dividem sobre detalhes para eleição do líder do PMDB na Câmara
Publicidade