Por:Jornal NC - Publicado em 22/02/2018
Um projeto em tramitação no Senado quer proibir fumar cigarro no interior do veículo. De acordo com o senador Humberto Costa, o objetivo inicial da proposta é proibir fumar na presença de crianças e adolescentes, que seriam assim fumantes passivos sujeitos aos efeitos nocivos do cigarro.
O projeto recebeu emendas da relatora, a senadora Marta Suplicy, para torná-lo mais rigoroso, estendendo a proibição e estabelecendo multa para quem fumar no interior do carro, independentemente de quem esteja com o motorista., mas a proibição foi estendida e será infração média. A senadora também aumentou a multa de R$ 85,13 para R$ 130,16.
Veja Também:Defesa Civil de Barueri: Já estão abertas as inscrições oferecendo curso gratuito de pilotagem de moto
A mudança, segundo Marta, está de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, atualizado em maio de 2016 pela lei 13.281/2016.
O projeto agora tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e, após a votação, deverá ser analisado pela Comissão de Assuntos Sociais em caráter terminativo. Caso aprovada, a proposta seguirá para a Câmara dos Deputadas sem passar por deliberação no Plenário do Senado. Vale lembrar que, atualmente não exista uma lei específica que proíba fumar dentro do carro, o ato é considerado proibido ao motorista. Isso porque outras infrações podem ser aplicadas: manter o braço fora do carro com o cigarro aceso ou deixar de estar com as duas mãos no volante, se enquadra como infração média.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
Cidades
Programação cultural de outubro em Barueri traz diversão e conscientização sobre o câncer de mama
Cidades
Prefeitura de Barueri investe em mais de cinquenta obras e projeta nova fase de desenvolvimento
Especiais
Lula confirma reunião com EUA na quinta para negociar tarifaço
Saúde e Bem Estar
Antídoto contra intoxicação por metanol está disponível em 9 estados
Internacional
Ataques simultâneos com drones ocorrem durante a madrugada em Moscou e Kiev
InternacionalInternacional
Suprema Corte da França mantém condenação de Sarkozy por corrupção
Publicidade