Por:Jornal NC - Publicado em 22/02/2018
Um projeto em tramitação no Senado quer proibir fumar cigarro no interior do veículo. De acordo com o senador Humberto Costa, o objetivo inicial da proposta é proibir fumar na presença de crianças e adolescentes, que seriam assim fumantes passivos sujeitos aos efeitos nocivos do cigarro.
O projeto recebeu emendas da relatora, a senadora Marta Suplicy, para torná-lo mais rigoroso, estendendo a proibição e estabelecendo multa para quem fumar no interior do carro, independentemente de quem esteja com o motorista., mas a proibição foi estendida e será infração média. A senadora também aumentou a multa de R$ 85,13 para R$ 130,16.
Veja Também:Defesa Civil de Barueri: Já estão abertas as inscrições oferecendo curso gratuito de pilotagem de moto
A mudança, segundo Marta, está de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, atualizado em maio de 2016 pela lei 13.281/2016.
O projeto agora tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e, após a votação, deverá ser analisado pela Comissão de Assuntos Sociais em caráter terminativo. Caso aprovada, a proposta seguirá para a Câmara dos Deputadas sem passar por deliberação no Plenário do Senado. Vale lembrar que, atualmente não exista uma lei específica que proíba fumar dentro do carro, o ato é considerado proibido ao motorista. Isso porque outras infrações podem ser aplicadas: manter o braço fora do carro com o cigarro aceso ou deixar de estar com as duas mãos no volante, se enquadra como infração média.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Barueri comemora 76 anos com Péricles, Gato de Botas e muitas atrações gratuitas
InternacionalInternacional
Brasil e Japão firmam acordos e plano de ação para ampliar parcerias
EspeciaisEspeciais
Senado pode votar projetos sobre segurança e sonegação na próxima semana
CidadesCidades
Prefeitura entrega UBS do Jardim do Líbano a poucos dias do 76º aniversário de Barueri
Tecnologia
Cinco planetas aparecerão alinhados no céu por um mês; saiba como ver raro fenômeno
Política
Câmara aprova PL que aumenta gastos em publicidade digital
Publicidade