Por:Jornal NC - Publicado em 18/12/2025
O uso consciente da água é fundamental para a preservação deste recurso natural tão precioso.
A falta de chuvas, aliada à chegada do calor e ao consumo constante, levou os mananciais que abastecem a Grande São Paulo a níveis alarmantes. O Alto Tietê, que abastece 4 milhões de habitantes da zona leste da capital e da Região Metropolitana, está com apenas 18% de sua capacidade, enquanto o Cantareira, responsável por atender 9 milhões de pessoas na região, encontra-se em 19,7%. Estas informações foram fornecidas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Veja Também: Retrospectiva 2025: Barueri fecha o ano com obras impactantes
Para minimizar os impactos da escassez hídrica, a Sabesp iniciou a redução da pressão da água no período noturno em 27 de agosto, das 21h às 5h, e ampliou o período para 10 horas, das 19h às 5h, a partir de 22 de setembro, conforme deliberação da Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo (Arsesp).
Mais do que nunca, é necessário intensificar o uso consciente da água por meio de atitudes simples, mas que fazem toda a diferença.
Saiba mais sobre dicas sobre uso consciente da água
Combater vazamentos para evitar desperdício; Reduzir o tempo de banho de 15 para 5 minutos; Escovar os dentes e fazer a barba com a torneira fechada; Usar descargas com caixa acoplada ou de duplo acionamento; Ensaboar a louça e enxaguá-la apenas no final; Utilizar a máquina de lavar louça cheia e no programa adequado; Deixar frutas e verduras de molho para higienizá-las; Lavar roupas com a máquina cheia; máquinas de abertura frontal consomem menos água que as de abertura superior; Usar vassoura para limpar quintais e jardins, evitando a mangueira; Regar plantas no início da manhã ou ao final da tarde; Preferir produtos e alimentos que gastem menos água em sua produção.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade

CidadesCidades
Ouvidoria de Barueri recebe mais de 11 mil manifestações em 2025 e reforça importância da participação cidadã

Carros
Fim de baliza para tirar CNH: veja estados que aderiram à medida

EspeciaisEspeciais
Fim da escala 6x1: governo pode enviar projeto para agilizar aprovação

CidadesCidades
Faixa da Castello Branco, sentido capital, será interditada para obras de passarela em Barueri

Política
Impeachment de Dilma não irá salvar Brasil, diz imprensa estrangeira

CidadesCidades
Barueri envia mais de 2 mil cofrinhos para a AACD
Publicidade