Por:Jornal NC - Publicado em 17/02/2016
Elas foram captadas graças a um sistema que usa canhões de laser. Descoberta feita por cientistas abre série de possibilidades para a ciência.
O mundo científico nesta quinta-feira (11) foi sacudido por um anúncio feito por cientistas. Eles detectaram as ondas gravitacionais previstas na Lei Geral da Relatividade formulada por Albert Einstein há cem anos. Esta é uma descoberta que abre uma série de possibilidades para a ciência. E já tem até gente sonhando com a possibilidade de viajar no tempo.
Um som que fez os cientistas vibrarem. É o barulho produzido pelas ondas gravitacionais. Agora, além de ver, é possível ouvir fenômenos que aconteceram no universo há bilhões de anos.
Sete brasileiros fizeram parte das pesquisas que comprovaram a existência dessas ondas. Seis deles são do Inpe de São José dos Campos, no interior de São Paulo.
“O Hertz, que foi quem confirmou a existência de ondas eletromagnéticas, ele não teria a menor ideia para que serviriam as ondas eletromagnéticas. Hoje em dia, nós temos a televisão, temos o rádio, nós temos o celular. Então, provavelmente, uma coisa semelhante pode acontecer com as ondas gravitacionais”, diz o pesquisador do Inpe, Odílio de Aguiar.
As ondas gravitacionais surgem a partir de fenômenos como a colisão entre buracos negros.
As ondas percorrem o universo e chegam bem fraquinhas até a Terra. Elas foram captadas graças a um sistema poderoso, que usa canhões de laser instalados a 3 mil quilômetros de distância.
Veja Também: Drones estão se tornando ameaça real para aviação civil, alerta associação
Essa novidade foi apenas uma confirmação do que o físico Albert Einstein falou há cem anos. Ele não tinha equipamentos modernos, nem tecnologia. Mas previu tudo isso na Teoria da Relatividade.
A revelação pode ser a porta para uma nova forma de observar o universo, já que telescópios podem não ser capazes de perceber buracos negros e outros corpos, mas os pesquisadores poderiam começar a observar as ondas gravitacionais que eles produzem, permitindo extrair mais informações de como estes objetos manipulam a gravidade. Isso pode abrir portas para novas descobertas e conceitos até então desconhecidos.
Entre as possibilidades abertas pela confirmação das ondas gravitacionais seria extrair informações sobre o movimento de objetos pelo universo. Isso poderia criar a oportunidade para deduzir a história do cosmos até a sua origem.Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
Cidades
Semurb e GCM de Barueri realizam ações e operações da “Lei da rabeira” para evitar acidentes
Internacional
ONU condena racismo contra Vinicius Jr. e cobra ações
Especiais
Câmara aprova texto-base do novo marco fiscal
Internacional
Temperaturas globais devem subir a níveis recordes nos próximos cinco anos, diz ONU
Esportes
Com São Januário interditado, Vasco cogita mandar jogos em Uberlândia
Internacional
Médico francês realiza primeira cirurgia com visão de realidade aumentada
Publicidade