O ENEM 2017 está chegando, e você? já está preparado para as provas?



Por:Jornal NC - Publicado em 01/11/2017

O ENEM 2017 está chegando, e você? já está preparado para as provas?

Deixar para conhecer o local de prova no dia do exame pode ser arriscado. Como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado em dois domingos, 5 e 12 de novembro, é preciso prever possíveis imprevistos que vão desde interdições por conta de eventos nas redondezas dos locais de prova até a diminuição da oferta de ônibus por não ser dia útil. Os candidatos foram alocados de acordo com o endereço residencial indicado no ato da inscrição.

Fique atento ao fechamento dos portões

Faça o trajeto antes: Aproveite estes últimos dias e faça o trajeto até o local de provas. Veja como você vai fazer para chegar, caminhando, dirigindo, de táxi, metrô, ônibus ou carona, e quanto tempo vai demorar para chegar;

Ciclofaixas e interdições temporárias: Algumas cidades, como São Paulo, possuem ciclofaixas temporárias que funcionam aos finais de semana. Também há locais que são interditados para motoristas e podem ser usados exclusivamente por pedestres;

Não durma tarde na véspera: Nas vésperas das provas é fundamental descansar e alimentar bem. É o momento de dispensar festas e baladas, se concentrar, respirar, e dormir cedo para não perder a hora;

Fique atento ao horário de verão: O horário de fechamentos dos portões pode variar de acordo com o estado, por conta do horário de verão, e nem sempre é o mesmo do horário de Brasília.

Veja Também: Escolas têm até novembro para avaliar alunos para programa Mais Educação

O que muda no ENEM 2017?

Exame em dois domingos: O exame passará a ser aplicado em dois domingos seguidos (em 2017, as provas serão em 5 e 12 de novembro). Além disso, a ordem das provas será alterada: no primeiro domingo, dia 5, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração; no segundo domingo, dia 12, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração.

Certificação: O exame não servirá mais para certificar o ensino médio, função que voltará a ser do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Prova: Por segurança, os cadernos de prova passarão a ser personalizados, com nome e número de inscrição escritos na capa, juntamente com os cartões de resposta encartados na prova, mas manterão o formato em quatro cadernos de cores diferentes.

Resultado: O resultado individual da prova será publicado em 19 de janeiro.

Dicas

Faltando pouco para a primeira etapa da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos precisam controlar a ansiedade, para não deixar o nervosismo atrapalhar seu desempenho.

No dia da prova: Cada candidato deve desenvolver suas próprias estratégias para controlar a ansiedade no dia da prova. Outra dica para evitar a ansiedade no dia da prova é conhecer com antecedência o local, ir até lá dias antes, com o mesmo transporte que vai usar na data do exame para calcular o tempo que vai precisar de deslocamento.

Estratégias: Para fazer uma prova tranquila, é importante que o estudante tenha uma estratégia para resolver as questões. A dica do professor de matemática Bruno Vianna, do Colégio Mopi, do Rio de Janeiro, é deixar para o final as perguntas que não sabe responde e dar prioridade aos assuntos que domina. O professor de física da plataforma de ensino Me Salva! Felipe Ben também aconselha os candidatos a não resolverem as questões na ordem em que elas aparecem na prova.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados