Por:Jornal NC - Publicado em 19/04/2023
Milhares de pessoas tentavam fugir da capital do Sudão, cenário de combates entre o exército e os paramilitares, que provocaram quase 200 mortes. Durante a manhã, após o fracasso da trégua de 24 horas e no quinto dia de combates, foram ouvidas fortes explosões e tiroteios intensos. Colunas de fumaça eram observadas nas proximidades do quartel-general do exército no centro da cidade.
Veja Também: Documento vazado dos EUA afirma que Sérvia concordou em armar Ucrânia
A violência explodiu no sábado entre as tropas dos dois generais que tomaram o poder em um golpe de Estado de 2021: o comandante do exército, Abdel Fatah al Burhan, e seu subalterno Mohamed Hamdan Daglo, comandante do grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF). Os dois militares iniciaram uma disputa áspera sobre os planos de integração das RSF ao exército oficial, uma condição crucial do acordo final para a retomada da transição democrática no Sudão.
Combatentes das RSF em veículos armados e caminhões com armas pesadas circulavam pelas ruas, enquanto caças do exército sobrevoavam e atiravam contra alvos do grupo paramilitar, segundo testemunhas. Os civis que permanecem em suas casas estão cada vez mais desesperados diante da escassez de alimentos, dos apagões e da falta de água encanada.
A esperança de retirada da cidade acabou na terça-feira, quando uma trégua humanitária de 24 horas não foi concretizada poucos minutos antes do horário previsto para o início, às 16H00 GMT (13H00 de Brasília).fortes explosões e tiroteios intensos
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
InternacionalInternacional
Rússia atinge instalações de energia ucranianas
InternacionalInternacional
Inmet aumenta alerta de calor para “vermelho” em nove estados do Brasil
EspeciaisEspeciais
Câmara aprova projeto de combate a crimes praticados contra crianças e adolescentes
CidadesCidades
Barueri brilha com desfile cívico e cerimônia de hasteamento de bandeiras no 7 de setembro
Nacional
Senado aprova uso do FGTS para fabricação de energia renovável em casa
EntretenimentoCidades
São Paulo para quem ama livros: 4 lugares para levar as crianças
Publicidade