Por:Jornal NC - Publicado em 24/08/2017
Diabéticos que usam o sistema público de saúde estão sendo orientados a reutilizar seringas para aplicação de insulina. A recomendação contraria a descrição da própria embalagem do material distribuído pelo SUS, mas o Ministério da Saúde considera que a seringa pode ser utilizada (por uma única pessoa) para até oito aplicações.
Em 2013 o Ministério Público Federal do Pará já havia considerado “ilegal a orientação para reutilização, pelos diabéticos, de seringas descartáveis na aplicação contínua de insulina” e pleiteou a anulação parcial do exemplar nº 16 da série ‘Cadernos da Atenção Básica - Ministério da Saúde’.
Uma das normas citadas pelo Ministério Público Federal foi a Resolução RE nº 2605/2006 da ANVISA, que classifica agulhas e seringas descartáveis como produtos de uso único proibidos de ser reprocessados. Além disso, algumas associações médicas e de enfermagem oficiadas se manifestaram contrárias à reutilização de seringas. Entretanto, foram citados estudos nacionais e internacionais, utilizados como critérios técnicos da orientação, que indicam a ausência de problemas causados exclusivamente pela reutilização de seringas e agulhas na aplicação de insulina para diabéticos.
Veja Também: Consumir muito açúcar compromete saúde mental, apontam cientistas
A Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda no documento ‘Aplicação de insulina: dispositivos e técnica de aplicação’ que: “Todas as alterações decorrentes do reuso de seringas e agulhas, predispõem o paciente ao desconforto e à dor durante a aplicação, além de erro no registro da dose, imprecisão na dose injetada, desperdício de insulina, lipo-hipertrofia e consequente alteração no controle da glicemia.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade

CidadesCidades
Ouvidoria de Barueri recebe mais de 11 mil manifestações em 2025 e reforça importância da participação cidadã

Carros
Fim de baliza para tirar CNH: veja estados que aderiram à medida

EspeciaisEspeciais
Fim da escala 6x1: governo pode enviar projeto para agilizar aprovação

CidadesCidades
Faixa da Castello Branco, sentido capital, será interditada para obras de passarela em Barueri

InternacionalInternacional
Acusado de abusar de jornalistas, vice-ministro japonês renuncia

CidadesEducação
Itapevi inicia construção de segunda Escola de Tempo Integral
Publicidade