Cidade ucraniana de Bakhmut pode cair sob controle russo em breve, diz secretário-geral da Otan

A Ucrânia prometeu continuar defendendo a cidade



Por:Jornal NC - Publicado em 09/03/2023

Cidade ucraniana de Bakhmut pode cair sob controle russo em breve, diz  secretário-geral da Otan

A cidade ucraniana de Bakhmut pode cair sob controle das tropas russas “nos próximos dias”, admitiu nesta quarta-feira (8) o secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Jens Stoltenberg. “Não podemos descartar que Bakhmut possa eventualmente cair nos próximos dias”, afirmou Stoltenberg em Estocolmo, à margem de uma reunião de ministros da Defesa da União Europeia. A eventual queda, acrescentou Stoltenberg, “não reflete necessariamente um ponto de virada na guerra, mas ressalta que não podemos subestimar a Rússia e devemos continuar nosso apoio à Ucrânia”. A cidade de Bakhmut, uma das principais cidades da região de Donetsk, na Ucrânia (leste do país), é palco de combates acirrados há várias semanas, e as tropas russas conseguiram cercá-la quase completamente.

Veja Também: EUA estão empenhados em arrecadar recursos “vultosos” para Amazônia

A Ucrânia prometeu continuar defendendo a cidade, embora um de seus soldados na área tenha dito à AFP que a queda é inevitável e que algumas unidades já começaram a se retirar de Bakhmut. Segundo o governo ucraniano, atualmente restam menos de 4.000 civis em Bakhmut, em comparação com os mais de 70.000 habitantes que a cidade tinha antes do início do conflito. Bakhmut desempenhou um papel central nas hostilidades como um centro de defesa para as tropas ucranianas em toda a região do Donbass. Em uma entrevista recente, o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, disse que a queda de Bakhmut deixaria o “caminho aberto” para a Rússia. O ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, disse às autoridades no fim de semana que a captura de Bakhmut permitirá “operações ofensivas profundas nas linhas de defesa das forças armadas da Ucrânia”.

Curta nossa Fanpage no Facebook


Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados