Por:Jornal NC - Publicado em 11/10/2023
A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que amplia os instrumentos de prevenção e recuperação de desastres naturais de áreas atingidas. A proposta ainda trata de ações de monitoramento de riscos de desastres e a produção de alertas antecipados à população. O texto já havia sido aprovado em caráter terminativo pela Comissão de Meio Ambiente do Senado, em agosto. Como os deputados alteraram a versão aprovada pelos senadores, o texto volta para uma nova análise do Senado antes de ir à sanção.
O texto trata da Polícia Nacional de Proteção e Defesa Civil para ajustar as competências da União, de estados e municípios para o monitoramento e alerta de desastres. Além disso, o projeto estabelece, entre as ações de prevenção em áreas de risco de desastre passíveis de serem custeadas com recursos do Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap), o monitoramento em tempo real em áreas de risco alto e muito alto e a produção de alertas antecipados de desastres.
Plano federal e estadual
Veja Também: Senado aprova pensão especial para filhos de vítimas de feminicídio
No nível nacional, o plano estabelece critérios e diretrizes para a classificação de risco em baixo, médio, alto e muito alto. Segundo o texto, o plano será instituído assim que sancionado. O plano estadual prevê que ele seja instituído até 18 meses a partir da publicação da lei. Tanto no nível federal quanto no estadual, a ideia é que o plano seja submetido à avaliação e prestação de contas anual, por meio de audiência pública com ampla divulgação e atualizado a cada três anos, mediante processo de mobilização e participação social, incluindo a realização de audiências e consultas públicas.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Programa Morar Bem já transformou a vida de 300 famílias de Barueri com suas reformas
InternacionalInternacional
EUA: imigrantes entram com ação para bloquear deportações aceleradas
EspeciaisEspeciais
Congresso tem 55 vetos para analisar no retorno das atividades legislativas
CidadesCidades
Mais um Centro de Convivência para Barueri
CidadesPolítica
Para os vereadores de Araçariguama crise não existe e o salário aumenta
CidadesCidades
UBER: Justiça libera liminar que garante a operação dos serviços após ato violento de taxistas em SP
Publicidade