Por:Jornal NC - Publicado em 11/10/2023
A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que amplia os instrumentos de prevenção e recuperação de desastres naturais de áreas atingidas. A proposta ainda trata de ações de monitoramento de riscos de desastres e a produção de alertas antecipados à população. O texto já havia sido aprovado em caráter terminativo pela Comissão de Meio Ambiente do Senado, em agosto. Como os deputados alteraram a versão aprovada pelos senadores, o texto volta para uma nova análise do Senado antes de ir à sanção.
O texto trata da Polícia Nacional de Proteção e Defesa Civil para ajustar as competências da União, de estados e municípios para o monitoramento e alerta de desastres. Além disso, o projeto estabelece, entre as ações de prevenção em áreas de risco de desastre passíveis de serem custeadas com recursos do Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap), o monitoramento em tempo real em áreas de risco alto e muito alto e a produção de alertas antecipados de desastres.
Plano federal e estadual
Veja Também: Senado aprova pensão especial para filhos de vítimas de feminicídio
No nível nacional, o plano estabelece critérios e diretrizes para a classificação de risco em baixo, médio, alto e muito alto. Segundo o texto, o plano será instituído assim que sancionado. O plano estadual prevê que ele seja instituído até 18 meses a partir da publicação da lei. Tanto no nível federal quanto no estadual, a ideia é que o plano seja submetido à avaliação e prestação de contas anual, por meio de audiência pública com ampla divulgação e atualizado a cada três anos, mediante processo de mobilização e participação social, incluindo a realização de audiências e consultas públicas.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
NacionalNacional
Oito em 10 prefeitos que tentaram reeleição conquistaram novo mandato
Internacional
Furacão Milton deixa rastro de destruição e pelo menos dois mortos na Flórida
EspeciaisEspeciais
Congresso e STF discutem volta de doações eleitorais de empresas para 2026
NacionalNacional
Eleições 2024: 103 municípios podem ter 2º turno em 27 de outubro
Política
Governo não terá dinheiro para pagar salários, alerta TCU
Internacional
Colômbia nega ingerência na Venezuela
Publicidade