Por:Jornal NC - Publicado em 27/07/2023
As autoridades ordenaram a evacuação em comunidades no centro da Grécia, enquanto lutavam contra novas frentes de incêndio no país, sobrecarregadas por fortes ventos e ondas de calor superiores a 40 graus Celsius. Sessenta e um incêndios florestais ocorreram na Grécia apenas nas últimas 24 horas, disse o corpo de bombeiros, com os piores focos perto da cidade central de Velestino, onde as autoridades ordenaram a evacuação preventiva de seis comunidades próximas. Dezenas de bombeiros combateram as chamas, auxiliados por 15 carros de bombeiros e quatro aeronaves. Um outro incêndio florestal ocorreu perto de outra cidade central, Lamia, onde moradores de vários assentamentos também foram instruídos a deixar suas casas. Os incêndios haviam diminuído em grande parte na ilha grega de Rodes, onde mais de 20 mil visitantes estrangeiros e locais fugiram de hotéis e casas à beira-mar no fim de semana. Os bombeiros ainda tentavam apagar uma parede de chamas perto de uma área montanhosa no sul de Rodes, que ardia sem controle há mais de uma semana.
Veja Também: Com incêndios fora de controle, Canadá pede ajuda internacional
"A batalha contra os incêndios devastadores continua em várias frentes hoje por todas as forças de Proteção Civil em condições extremas”, disse o porta-voz do corpo de bombeiros Ioannis Artopios em um briefing. “Hoje é o dia mais difícil deste verão.”Artopios disse que o risco de incêndio permanece “extremo” em várias áreas da Grécia. O ministro da Crise Climática e Proteção Civil, Vassilis Kikilias, disse que a Grécia está passando por “dias de verão muito perigosos”. Os incêndios, disse ele, foram atiçados por ventos fortes e agravados por temperaturas anormalmente altas, acendendo frentes que se estendem por vários quilômetros (milhas). “Dada a crise climática, voltaremos a ter condições climatéricas extremas que vão voltar a pôr à prova as nossas forças. Nada acabou, a batalha vai continuar durante todo o verão”, disse.
Contendo danos ao turismo: O governo procurou conter os danos à reputação de uma de suas fontes de receita cruciais, o turismo. A Grécia depende fortemente do comércio turístico do mar e do sol e Rodes, uma das maiores ilhas do mar Egeu, está entre seus principais destinos, atraindo cerca de 1,5 milhão de visitantes estrangeiros nos meses de verão. Cerca de 3 mil turistas deixaram Rhodes para voltar para casa de avião na terça-feira, enquanto os operadores turísticos cancelaram as próximas viagens. A TUI cancelou os voos para Rodes. A ministra do Turismo, Olga Kefalogianni, enfatizou que os incêndios florestais afetaram apenas uma pequena parte da ilha. “Entramos em contato com a Câmara dos Hoteleiros e queremos ver como podemos trazer de volta as pessoas com vales-férias”, disse à televisão aberta.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Barueri dá início ao Natal Encantado com shows e atrações especiais
InternacionalInternacional
Ataque com foguetes atinge centro de Israel e deixa quatro pessoas feridas
EspeciaisEspeciais
Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
EspeciaisEspeciais
Senado aprova novas regras para emendas parlamentares sem permitir bloqueio pelo governo
CidadesCidades
Santana de Parnaíba comemora a inauguração do Campo Municipal
PolíticaEspeciais
Governo extingue 60 mil cargos vagos ou que dependeriam de concurso
Publicidade