Por:Jornal NC - Publicado em 04/02/2021
O Viveiro Municipal, localizado dentro do Parque Ecológico de Barueri, é o lugar certo para quem deseja levar mais verde para casa e, consequentemente, para a cidade. O local dispõe de aproximadamente 7.500 mudas que variam de um até quatro metros de altura, além de conter diversas espécies, como o limoeiro, o pinheiro, o bambu, o dendezeiro, o espinho-de-Jerusalém, a amoreira, o araçá, a cerejeira, o jenipapo, a goiabeira, a pitanga, a jabuticabeira e a romã. Mas sem deixar de prestigiar as plantas nativas da região, como os ipês rosa, roxo, branco e amarelo, o jatobá, o jacarandá, a manduirana, a paineira, o pau-brasil, o pau-ferro, o pau-mulato e a sibipiruna.
Todas essas e muitas outras mudas de plantas estão disponíveis à população e empresas. Há um limite de até 5 mudas por pessoa e é necessário comprovar a necessidade do plantio e apresentar a documentação necessária: RG ou CNH e comprovante de residência.
Veja Também: Renovação da cadeia de frio facilita plano de imunização contra covid em Barueri
A solicitação deverá ser realizada no departamento de Parques e Viveiros, na Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema). Além do recebimento de orientações de plantio, uma análise de área é feita inicialmente por georreferenciamento e, após a entrega das mudas, a equipe técnica do Viveiro analisa o local mediante agendamento prévio. Deve-se ainda apresentar um projeto sobre essa ação e assinar um termo de responsabilidade que envolva também a manutenção da planta pelo período de quatro anos. Quando todos os passos forem concluídos, o solicitante receberá uma autorização para a retirada das espécies.
Em 2020, o setor participou do programa Adote uma Vida, que consistia na solicitação das mudas pelas redes sociais e a entrega acontecia através do caminhão do Viveiro na casa do solicitante. O projeto foi um sucesso, tanto que mesmo após seu encerramento, o Viveiro chegou a doar uma média de 830 plantas até o final do ano.
O setor passou por adequações para atender o cidadão da melhor maneira possível. Este ano o plano é que mais pessoas queiram levar o verde para suas casas, chegando a entregar cerca de 1.300 plantas, conforme nos almeja Ademir do Nascimento, gestor do departamento de Parques e Viveiros da Sema.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
NacionalNacional
Congresso e Executivo devem fechar acordo para liberar emendas
PolíticaPolítica
Eleições: capitais do Sul devem enfrentar questões raciais e de gênero
EspeciaisEspeciais
Governo não vai custear seguro-desemprego com multa do FGTS
NacionalNacional
Inflação sobe em setembro em todas as faixas de renda, aponta Ipea
CidadesSaúde e Bem Estar
Osasco aumenta verba para a Saúde em R$ 24,7 milhões
Esportes
A ‘mão invisível’ por trás dos 13 vice-presidentes do Vasco
Publicidade