Por:Jornal NC - Publicado em 04/02/2021
O Viveiro Municipal, localizado dentro do Parque Ecológico de Barueri, é o lugar certo para quem deseja levar mais verde para casa e, consequentemente, para a cidade. O local dispõe de aproximadamente 7.500 mudas que variam de um até quatro metros de altura, além de conter diversas espécies, como o limoeiro, o pinheiro, o bambu, o dendezeiro, o espinho-de-Jerusalém, a amoreira, o araçá, a cerejeira, o jenipapo, a goiabeira, a pitanga, a jabuticabeira e a romã. Mas sem deixar de prestigiar as plantas nativas da região, como os ipês rosa, roxo, branco e amarelo, o jatobá, o jacarandá, a manduirana, a paineira, o pau-brasil, o pau-ferro, o pau-mulato e a sibipiruna.
Todas essas e muitas outras mudas de plantas estão disponíveis à população e empresas. Há um limite de até 5 mudas por pessoa e é necessário comprovar a necessidade do plantio e apresentar a documentação necessária: RG ou CNH e comprovante de residência.
Veja Também: Renovação da cadeia de frio facilita plano de imunização contra covid em Barueri
A solicitação deverá ser realizada no departamento de Parques e Viveiros, na Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema). Além do recebimento de orientações de plantio, uma análise de área é feita inicialmente por georreferenciamento e, após a entrega das mudas, a equipe técnica do Viveiro analisa o local mediante agendamento prévio. Deve-se ainda apresentar um projeto sobre essa ação e assinar um termo de responsabilidade que envolva também a manutenção da planta pelo período de quatro anos. Quando todos os passos forem concluídos, o solicitante receberá uma autorização para a retirada das espécies.
Em 2020, o setor participou do programa Adote uma Vida, que consistia na solicitação das mudas pelas redes sociais e a entrega acontecia através do caminhão do Viveiro na casa do solicitante. O projeto foi um sucesso, tanto que mesmo após seu encerramento, o Viveiro chegou a doar uma média de 830 plantas até o final do ano.
O setor passou por adequações para atender o cidadão da melhor maneira possível. Este ano o plano é que mais pessoas queiram levar o verde para suas casas, chegando a entregar cerca de 1.300 plantas, conforme nos almeja Ademir do Nascimento, gestor do departamento de Parques e Viveiros da Sema.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
InternacionalInternacional
Rússia atinge instalações de energia ucranianas
InternacionalInternacional
Inmet aumenta alerta de calor para “vermelho” em nove estados do Brasil
EspeciaisEspeciais
Câmara aprova projeto de combate a crimes praticados contra crianças e adolescentes
CidadesCidades
Barueri brilha com desfile cívico e cerimônia de hasteamento de bandeiras no 7 de setembro
Internacional
Brasil eleito para Comitê sobre Organizações não Governamentais da ONU
EspeciaisPolítica
Governo passa do Inpe para a Agricultura a divulgação de dados sobre incêndios
Publicidade