Por:Jornal NC - Publicado em 25/05/2016
O vírus da zika, relacionado a casos de microcefalia em recém-nascidos em diversos países, principalmente o Brasil, pode se espalhar pela Europa à medida que o clima no continente esquenta. O risco, no entanto, ainda é considerado baixo, disseram autoridades de saúde nesta quarta-feira (18).
Na 1ª avaliação da ameaça do vírus da zika à região, o escritório europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que o risco geral é de baixo para moderado.
Veja Também: Cogumelos alucinógenos podem tratar depressão profunda, diz estudo
O risco é maior em áreas onde o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus, pode se desenvolver, em particular na Ilha da Madeira, em Portugal, e na costa nordeste do Mar Negro, que banha países como a Geórgia e a Rússia.
“Há um risco de propagação do vírus da zika vírus na região europeia e o risco varia de país para país”, disse Zsuzsanna Jakab, diretora regional da OMS para a Europa.
“Pedimos particularmente a países com riscos altos para fortalecerem suas capacidades nacionais e priorizarem as atividades que podem prevenir um grande surto de Zika”, acrescentou.
O braço europeu da OMS cobre 53 países e uma população de cerca de 900 milhões de pessoas.
Um grande surto de Zika que atingiu principalmente o Brasil causou alarme global. O vírus foi relacionado a milhares de casos de má-formação cerebral em bebês de mulheres que foram infectadas pelo vírus enquanto grávidas.Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Nova alça de acesso da Castello Branco no km 23 será liberada
InternacionalInternacional
NASA encontra possíveis sinais de vida antiga em rochas de Marte
EspeciaisEspeciais
Itamaraty condena ameaça dos EUA de usar “poder militar” contra Brasil
CidadesCidades
Feiras de adoção de pets retornam a partir do dia 03 de setembro
Internacional
Ataques aéreos estão suspensos há sete dias em Aleppo, garante Rússia
CidadesCidades
Prefeitura de Ubatuba decide cancelar o Carnaval de Rua de 2022
Publicidade