Ucrânia abate drones em ataque russo a Kiev

Prefeito de Kiev, Vitali Klitschko disse que explosões abalaram o distrito central de Shevchenkivskyi e que dois prédios administrativos foram danificados



Por:Jornal NC - Publicado em 15/12/2022

Ucrânia abate drones em ataque russo a Kiev

Forças ucranianas derrubaram 13 drones, disseram autoridades, enquanto a Rússia lançava seu primeiro grande ataque com drones na capital em semanas e os Estados Unidos consideravam enviar seu avançado sistema de defesa aérea Patriot para ajudar a Ucrânia.

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse que explosões abalaram o distrito central de Shevchenkivskyi e que dois prédios administrativos foram danificados. Um alerta de ataque aéreo foi suspenso três horas após o início. Serhii Popko, chefe da administração militar da cidade de Kiev, afirmou que 13 drones foram destruídos.

Em um distrito de Kiev, os moradores disseram ter ouvido o som de um drone Shahed iraniano - conhecido como “ciclomotores” pelos ucranianos por causa do zumbido alto de seus motores - seguido por uma poderosa explosão em um prédio próximo a suas casas. “Eu estava na cozinha - ouvi tudo - ouvi o zumbido e corri para o banheiro”, disse Yana, de 39 anos, que se preparava para o trabalho. Algumas das janelas de prédios residenciais próximos foram quebradas.

Veja Também: Biden estreia fábrica de Semicondutores para reduzir dependência chinesa

Pedaços do telhado estavam espalhados na neve junto com tijolos e outros detritos. Moradores chocados, agasalhados contra o frio, inspecionavam os danos. Eles disseram que ninguém parecia ter sido ferido. A Rússia, que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro no que chama de “operação militar especial” para “desnazificar” sua vizinha, desencadeou bombardeios de mísseis contra infraestrutura de energia desde outubro.

A operadora de rede da Ucrânia disse que as instalações de energia não sofreram nenhum dano no ataque de quarta-feira. O porta-voz da força aérea ucraniana, Yuriy Ihnat, afirmou que o ataque foi deliberadamente programado para quando estava escuro para tornar mais difícil abater os drones. “As defesas aéreas funcionaram bem”, ele disse.

“Treze (drones) foram abatidos.” “Muito bem, estou orgulhoso”, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy em uma breve mensagem de vídeo, elogiando os sistemas de defesa aérea que, segundo ele, parecem ter derrubado todos os drones. A Ucrânia já recebeu sistemas de defesa aérea do Ocidente, inclusive dos Estados Unidos. O Patriot é considerado um dos mais avançados. Autoridades dos EUA disseram à Reuters que um anúncio sobre a decisão de fornecer o sistema pode ocorrer já na quinta-feira.

O Patriot geralmente é escasso, com aliados ao redor do mundo competindo por ele.
O Kremlin disse nesta quarta-feira que os sistemas de defesa antimísseis Patriot dos EUA seriam um alvo legítimo para ataques russos contra a Ucrânia, caso os Estados Unidos autorizem a entrega deles para apoiar Kiev

Curta nossa Fanpage no Facebook



Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados