Por:Jornal NC - Publicado em 24/11/2016
Estima-se que entre 20 mil e 30 mil elefantes são abatidos por ano ilegalmente. Desde 2007, o comércio ilegal de marfim mais do que duplicou. O tráfico de vida selvagem ameaça a biodiversidade do planeta e coloca em perigo de extinção espécies como os elefantes, os rinocerontes e os tigres.
O tráfico de espécies selvagens é, de acordo com a Comissão Europeia, o quarto negócio ilegal mais lucrativo do mundo, atrás apenas do tráfico de drogas, de seres humanos e do comércio de armas. Estima-se que o lucro anual da atividade gire em torno de 8 bilhões a 20 bilhões de euros.
O Parlamento Europeu debateu no último dia 23 para votar nesta quinta (24), um relatório que aborda a forma como a UE e os Estados-membros devem intensificar os esforços para combater o tráfico de espécies selvagens. O documento foi elaborado pela eurodeputada britânica Catherine Bearder, que defende a aplicação rigorosa das regras existentes de combate ao tráfico e o reforço na cooperação entre países de origem, consumidores e de trânsito.
Veja Também: Comissão estuda apresentar PEC e projeto de lei para limitar supersalários
“As causas são, sobretudo, a procura do mercado e a falta de conhecimento do comprador. É mais fácil traficar marfim e chifre de rinoceronte do que drogas. O marfim é mais valioso do que a platina. [Os criminosos] enviam o marfim para a China e regressam da China com drogas ou armas”, afirma Catherine.
Nos últimos anos, o tráfico de vida selvagem alcançou níveis sem precedentes e a procura global por fauna e flora selvagens e produtos derivados não para de aumentar, segundo informações do Parlamento Europeu.
Os produtos traficados são vendidos por meio de canais legais e os consumidores, muitas vezes, não estão conscientes de sua origem ilegal.
Em fevereiro deste ano, a Comissão Europeia adotou um plano de ação para combater o tráfico de animais selvagens e destinou 700 milhões de euros para a aplicação do plano, entre 2014 a 2020.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
A tradicional entrega de brinquedos de Natal 2024 em Barueri já tem data para acontecer
InternacionalInternacional
Parlamento da França deve votar sobre derrubada do governo
EspeciaisEspeciais
CCJ do Senado: pedido de vista adia votação da PEC das Praias
CidadesCidades
Barueri dá início ao Natal Encantado com shows e atrações especiais
Entretenimento
Faber-Castell disponibiliza gratuitamente os seus cursos online
NacionalNacional
Brasil tem maior manifestação contra o governo
Publicidade