Totens de videomonitoramento ajudam a reduzir índices de criminalidade em Cotia

São 30 totens com câmeras de alta definição que fazem imagens 360 graus



Por:Jornal NC - Publicado em 06/06/2019

Totens de videomonitoramento ajudam a reduzir índices de criminalidade em Cotia

Foi no final de 2017 que a prefeitura de Cotia começou a implantar totens de monitoramento. O primeiro a ser instalado foi na avenida Professor Mathias de Camargo, no centro e, depois outros três nos bairros Granja Viana, Atalaia e Caucaia do Alto.
O projeto piloto foi um sucesso e aos poucos outros totens foram sendo instalados em diferentes localidades da cidade, totalizando 30 pontos de monitoramento, com imagens que são acompanhadas 24 horas por dia pela central de videomonitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM).
As câmeras fazem a captação de imagens em alta definição em 360 graus e têm controle de zoom com aproximadamente 800 metros de alcance, sistema de iluminação noturna e comunicação direta com a Cecom (Central de Comunicação) da Guarda Civil Municipal.
Já fazem 8 meses que os 30 totens estão em funcionamento, tempo suficiente para se notar uma significativa diminiução da criminalidade e até do trânsito local.
De acordo com a Secretaria de Transportes e Trânsito de Cotia - Settrans, os equipamentos vêm contribuindo com a diminuição dos índices de criminalidade.

Veja Também: Praça reconstruída no Belval tem mais opções de lazer para os frequentadores

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) mostram que as taxas de homicídio doloso, roubo e furto caíram em 2018 em relação ao ano anterior.
A taxa (por cem mil habitantes) de homicídio doloso (quando há intenção de matar), por exemplo, reduziu de 12,41 para 6,25, entre os anos, representando uma queda de (40,3%). As taxas de furto e roubo caíram (5,7%) e (9,2%), respectivamente.
“Com essa tecnologia, podemos acessar uma base de dados precisa, com relatos da população, para sabermos quais medidas preventivas de segurança são necessárias, envolvendo educação no trânsito, combate ao tráfico de drogas, furtos e pequenos delitos. Assim estamos ganhando eficiência e nos aproximando das reais necessidades da população”, afirmou Rogério Franco, prefeito de Cotia.
Os totens de segurança e monitoramento também têm melhorado o atendimento a pessoas envolvidas em acidentes de carro. O trabalho da Guarda Municipal com os agentes de trânsito, reforçados pelos totens, permitem análise mais exata e ágil das ocorrências de acidentes envolvendo vítimas fatais e outros considerados menos graves. “Especialmente no período do Carnaval, o sistema contribuiu para otimizar a eficácia de nosso atendimento, gerando um impacto positivo na experiência da cidade como um todo”, destacou Joaquim Brechó, titular da Settrans.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados