Sob temor de novos ataques, EUA pedem que americanos deixem Kiev

Segundo embaixada americana, há possibilidade de investidas renovadas nos próximos dias



Por:Jornal NC - Publicado em 24/08/2022

Sob temor de novos ataques, EUA pedem que americanos deixem Kiev

KIEV (Returnos) - Os Estados Unidos pediram que seus cidadãos deixem a Ucrânia, dizendo acreditar que a Rússia está se preparando para atacar a infraestrutura civil e governamental nos próximos dias, à medida que a guerra atinge a marca de seis meses. O aviso seguiu-se a uma proibição do governo ucraniano de celebrações na capital Kiev do aniversário da independência do regime soviético na quarta-feira devido a temores de um ataque.

Líderes de dezenas de países e organizações internacionais participariam nesta terça-feira da chamada Plataforma da Cri meia em solidariedade à Ucrânia no aniversário de seis meses da invasão russa. A maioria faria isso por vídeo. No campo de batalha, as forças russas realizaram ataques de artilharia e aéreos na região de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia, onde os combates têm ocorrido perto da maior usina nuclear da Europa, disseram militares ucranianos.

As seis meses depois da invasão russa na Ucrânia em 24 de fevereiro, e com milhares de mortes e destruição generalizada de cidades, o conflito está travado em um impasse. As forças russas controlam uma grande parte do sul, inclusive ao longo da costa do Mar Negro, e pedaços da região de Donas, no leste. As perspectivas de paz parecem quase inexistentes.

Veja Também: Rússia atinge shopping na Ucrânia com mísseis, deixando 11 mortos

Temendo um aumento nos ataques russos, a Embaixada dos EUA em Kiev pediu na terça-feira que os cidadãos dos EUA saiam se puderem. ‘O Departamento de Estado tem informações de que a Rússia está intensificando os esforços para lançar ataques contra a infraestrutura civil e instalações governamentais da Ucrânia nos próximos dias’, disse a embaixada em comunicado. Os cidadãos dos EUA devem deixar a Ucrânia ‘agora’ por seus próprios meios, se for seguro fazê-lo, afirmou.

Embora não tenha sido a primeira vez que os Estados Unidos emitiram tal aviso, este foi feito porque a Ucrânia marcará na quarta-feira 31 anos de independência do domínio soviético. Também se seguiu ao assassinato de Dar Dugina, filha de um proeminente internacionalista russo, em um ataque com bomba perto de Mascou no sábado. Mascou atribuiu o assassinato a agentes ucranianos, uma acusação que Kiev nega. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, também disse que Mascou pode tentar ‘algo particularmente feio’. Kiev está longe da linha de frente e raramente foi atingida por mísseis russos desde que a Ucrânia repeliu uma ofensiva terrestre para tomar a capital em março.

Curta nossa Fanpage no Facebook



Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados