Senadores com mandato até 2023 entram na disputa para governador

Pelo menos 14 senadores vão disputar o governo de seus estados nas eleições de outubro



Por:Jornal NC - Publicado em 02/08/2018

Senadores com mandato até 2023 entram na disputa para governador

Com mandatos de oito anos, com exceção de João Capiberibe (PSB-AP), que está em seu último ano de mandato, todos estão com vaga garantida no Senado até 2023.
Para o analista político do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto de Queiroz, entre as razões para as candidaturas está a imagem desgastada do Congresso perante a sociedade, mas não é só isso.
Há ainda os casos em que a candidatura é posta para reforçar o grupo político ao qual o senador ou senadora pertencem. Segundo o cientista político e professor da Universidade de Brasília, Lúcio Remuzat Rennó, além de mandato, em comum, esses parlamentares têm nomes consolidados, cabos eleitorais fidelizados e base definida.

Veja Também: Presidente do TRF-4 determina que Lula continue preso

Suplente
Apesar da expectativa de que o suplente na chapa de senador seja escolhido pela capacidade de reforçar o mandato do ponto de vista programático e de angariar votos, na prática, assim como já ocorre historicamente, isso deve continuar não acontecendo, segundo os especialistas. O analista observa que nessa eleição a indicação de parentes de senadores, ou de postulantes ao Senado, tem ganhado força para ocupar uma vaga na Câmara dos Deputados. Um exemplo disso é o do senador João Capiperibe. Ele tenta emplacar o filho Camilo Capiberibe na Câmara. O movimento contrário também ocorre. Deputados federais que vão tentar uma vaga no Senado querem os filhos na Câmara. É o caso de Silvio Costa (Avante-PE) que quer ver Silvio Costa Filho (PRB-PE), ocupando uma cadeira de deputado federal.

Senadores pré-candidatos a governos estaduais, mandato até 2023
Gladson Cameli (PP-AC); Omar Aziz (PSD-AM); Davi Alcolumbre (DEM-AP); Rose de Freitas (Pode-ES); Ronaldo Caiado (DEM-GO); Roberto Rocha (PSDB-MA); Antonio Anastasia (PSDB-MG); Wellington Fagundes (PR-MT); Paulo Rocha (PT-PA); José Maranhão (MDB-PB); Romário (Pode-RJ); Fátima Bezerra (PT-RN); Acir Gurgacz (PDT-RO); João Capiberibe (PSB-AP).

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados