Por:Jornal NC - Publicado em 02/10/2019
Barueri, recentemente, voltou a apresentar casos de cinomose e a secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) faz um alerta sobre a gravidade da doença e a importância da vacinação para a redução do contágio e do número de casos. A cinomose é uma doença transmitida pelas secreções oriundas do nariz e boca do animal doente para o saudável. O que favorece a transmissão da doença são os períodos de tempo seco, sendo mais frequente em cães de três a seis meses de vida e acima de 8 anos de idade.
Os sintomas são vômito, diarreia, indisposição, falta de apetite, secreções nasais e oculares, convulsões, tremedeiras e, na maioria dos casos, ocorre a dilatação das pupilas. A doença pode levar o animal a óbito.
A vacinação é a principal forma de prevenção, devendo ser realizada nos primeiros 45 dias de vida, sendo divididas em três doses, num intervalo de 30 dias cada uma. Após a terceira dose, o animal está imunizado por um período de 12 meses, sendo necessário o reforço anual para o cão permanecer imunizado.
O ato de vacinar não previne somente contra a cinomose, mas protege o animal de outras enfermidades, como leptospirose (doença transmitida pela urina do rato contaminado) e parvovirose (doença altamente contagiosa, causada por um vírus transmitido pelo contato do animal com fezes ou vômito contaminados). O município não realiza atendimento veterinário referente a doenças infectocontagiosas. O atendimento e a vacinação são disponibilizados em clínicas e hospitais veterinários da rede privada e estão enquadrados dentro dos procedimentos previstos pela guarda responsável, que é de competência do tutor do animal.
Veja Também: Inscrições para o 12º Concurso de Fotografia Ambiental de Barueri começaram na segunda, 23
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Nova alça de acesso da Castello Branco no km 23 será liberada
InternacionalInternacional
NASA encontra possíveis sinais de vida antiga em rochas de Marte
EspeciaisEspeciais
Itamaraty condena ameaça dos EUA de usar “poder militar” contra Brasil
CidadesCidades
Feiras de adoção de pets retornam a partir do dia 03 de setembro
Internacional
Manifestantes protestam contra resultado das urnas no Brasil
InternacionalInternacional
Biden sanciona lei que pode proibir TikTok; entenda o que acontece agora
Publicidade