Sema alerta donos de cães sobre imunização contra a cinomose

Sema alerta os donos de cães sobre a importância da imunização contra a cinomose, uma doença grave que pode levar o animal à morte



Por:Jornal NC - Publicado em 13/06/2019

Sema alerta donos de cães sobre imunização contra a cinomose

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), alerta os donos de cães sobre a importância da imunização contra a cinomose, uma doença grave que pode levar o animal à morte.
A cinomose é uma doença viral que pode afetar todos os cachorros, atingindo os sistemas gastrointestinal, nervoso e respiratório. A transmissão ocorre através de secreções vindas do nariz e boca do animal contaminado para o cão saudável. Ela ocorre em períodos de baixa umidade (tempo seco), sendo mais frequente em cães de três a seis meses de vida e acima de oito anos de idade. Os sintomas apresentados são falta de apetite, secreções nasais e oculares, indisposição, depressão, vômito e diarreia. Na maioria dos cães as pupilas podem ficam dilatadas e há alterações do sistema nervoso com convulsões e tremedeiras.

Veja Também: Com prédios próprios e completos, CAPS de Barueri estão de casa nova

A maneira mais efetiva para o combate à cinomose é a vacinação do animal sadio a partir dos seus 45 dias iniciais de vida, sendo necessárias mais duas doses com intervalos de 30 dias. Somente após a terceira dose, o cão estará imunizado por um período de 12 meses, sendo necessário o reforço anual.
Segundo a médica veterinária Camilla Panizza de Camargo, gestora do Cepad II (Centro de Proteção ao Animal Doméstico), “a vacinação é fundamental, pois não previne só contra cinomose, mas também evita outras doenças graves como leptospirose e parvovirose, entre outras”.
O município não realiza vacinação e atendimento de animais com cinomose e doenças infectocontagiosas. Muito importante devido à gravidade da doença, a imunização deve ser feita em estabelecimentos privados como clinicas e hospitais veterinários.

Curta nossa Fanpage no Facebook


Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados