Por:Jornal NC - Publicado em 10/08/2017
A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu terça-feira, dia 8, por 3 votos a 1, que Eike Batista deve voltar a ser preso preventivamente em regime fechado. Entretanto, o empresário permanecerá detido em casa por força de uma liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Os quatro ministros do STJ que julgaram, nesta terça-feira, o mérito do habeas corpus de Eike, chegaram a cogitar se o empresário não deveria retornar de imediato ao cárcere, ante a nova decisão.
Ao fim, no entanto, entenderam que a decisão colegiada do STJ não poderia se sobrepor à decisão liminar (provisória) do Supremo. Eike foi preso no final de janeiro, por ordem do juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro. Após ter tido sucessivos recursos negados em instâncias inferiores, o empresário foi beneficiado por uma decisão do ministro Gilmar Mendes, em abril, quando teve a prisão preventiva substituída por nove medidas cautelares, entre elas a proibição de sair de casa.
Veja Também: Defesa de Cabral pede afastamento do juiz Bretas do caso H.Stern
Agora, dverá caber à Segunda Turma do STF decidir sobre o futuro de Eike. O julgamento não tem data para ocorrer. Eike é réu na Justiça Federal do Rio por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Segundo as investigações, o empresário teria repassado US$ 16,5 milhões em propina ao então governador do estado, Sérgio Cabral, por meio de contratos fraudulentos com o escritório de advocacia da mulher de Cabral, Adriana Ancelmo, em uma ação fraudulenta que simulava a venda de uma mina de ouro, por intermédio de um banco no Panamá.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade

CidadesCidades
Faixa da Castello Branco, sentido capital, será interditada para obras de passarela em Barueri

Internacional
Militares dos EUA apreendem outro petroleiro ligado à Venezuela

Especiais
Petrobras assina contrato bilionário para fabricar navios no RS

Cidades
CCPL Jaraguá Mirim terá posto de vacinação contra raiva para cães e gatos

EsportesEsportes
4,9 milhões é o valor do pedido de ingressos que a FIFA liberou para Copa do Mundo de 2018

InternacionalInternacional
Fabricantes de cigarro dos EUA começam a veicular alertas contra o fumo
Publicidade