Por:Jornal NC - Publicado em 31/08/2022
A Rússia interrompeu o fornecimento de gás para a Europa através do gasoduto Nord Stream 1. Moscovo justifica a decisão com a alegada necessidade de trabalhos manutenção da única turbina que serve neste momento a infraestrutura. De acordo com a Gazprom, gigante russa de energia, a interrupção temporária no Nord Stream 1 deverá estender-se entre esta quarta-feira e a madrugada de sábado, 3 de setembro.
Durante estes dias, nenhum gás irá fluir para a Alemanha. Dados do site da operadora do Nord Stream 1 mostravam que os fluxos para a Europa estão no zero desde as primeiras horas desta quarta-feira. A Gazprom cita a necessidade de trabalhos de manutenção na única turbina ainda em funcionamento, localizada na estação de Portovaya.
Nos meses de junho e julho, Moscovo já tinha reduzido significativamente o fornecimento de gás, mencionando problemas de manutenção e sanções.
Na terça-feira, o porta-voz do Kremlin indicava que só as sanções estão a impedir as exportações para a Europa.
“Existem garantias de que, para além dos problemas tecnológicos causados pelas sanções, nada está a atrapalhar o abastecimento”, esclareceu.
Veja Também: Sob temor de novos ataques, EUA pedem que americanos deixem Kiev
Apesar de citar problemas de manutenção no Nord Stream 1, a Rússia também interrompeu por completo o fornecimento de gás a países como a Bulgária, Dinamarca, Finlândia, Holanda e Polónia, tendo também reduzido o fluxo de outros gasodutos desde o início da guerra na Ucrânia.
Os cortes nos fluxos do Nord Stream 1 complicam ainda mais os esforços em toda a Europa para abastecer e preencher instalações vitais de armazenamento de gás, numa altura em que o continente se prepara para enfrentar os próximos meses de inverno. Na Europa, estes cortes ou reduções no abastecimento são “políticos” e têm por objetivo aumentar os preços da energia e provocar o pânico entre os países mais dependentes da Rússia a nível energético.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Nova alça de acesso da Castello Branco no km 23 será liberada
InternacionalInternacional
NASA encontra possíveis sinais de vida antiga em rochas de Marte
EspeciaisEspeciais
Itamaraty condena ameaça dos EUA de usar “poder militar” contra Brasil
CidadesCidades
Feiras de adoção de pets retornam a partir do dia 03 de setembro
Cidades
Mais de 3,7 mil retiram remédios gratuitamente por dia em Barueri
EspeciaisEspeciais
PL da igualdade salarial entre homens e mulheres é aprovado no Senado
Publicidade