Por:Jornal NC - Publicado em 31/08/2022
A Rússia interrompeu o fornecimento de gás para a Europa através do gasoduto Nord Stream 1. Moscovo justifica a decisão com a alegada necessidade de trabalhos manutenção da única turbina que serve neste momento a infraestrutura. De acordo com a Gazprom, gigante russa de energia, a interrupção temporária no Nord Stream 1 deverá estender-se entre esta quarta-feira e a madrugada de sábado, 3 de setembro.
Durante estes dias, nenhum gás irá fluir para a Alemanha. Dados do site da operadora do Nord Stream 1 mostravam que os fluxos para a Europa estão no zero desde as primeiras horas desta quarta-feira. A Gazprom cita a necessidade de trabalhos de manutenção na única turbina ainda em funcionamento, localizada na estação de Portovaya.
Nos meses de junho e julho, Moscovo já tinha reduzido significativamente o fornecimento de gás, mencionando problemas de manutenção e sanções.
Na terça-feira, o porta-voz do Kremlin indicava que só as sanções estão a impedir as exportações para a Europa.
“Existem garantias de que, para além dos problemas tecnológicos causados pelas sanções, nada está a atrapalhar o abastecimento”, esclareceu.
Veja Também: Sob temor de novos ataques, EUA pedem que americanos deixem Kiev
Apesar de citar problemas de manutenção no Nord Stream 1, a Rússia também interrompeu por completo o fornecimento de gás a países como a Bulgária, Dinamarca, Finlândia, Holanda e Polónia, tendo também reduzido o fluxo de outros gasodutos desde o início da guerra na Ucrânia.
Os cortes nos fluxos do Nord Stream 1 complicam ainda mais os esforços em toda a Europa para abastecer e preencher instalações vitais de armazenamento de gás, numa altura em que o continente se prepara para enfrentar os próximos meses de inverno. Na Europa, estes cortes ou reduções no abastecimento são “políticos” e têm por objetivo aumentar os preços da energia e provocar o pânico entre os países mais dependentes da Rússia a nível energético.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Pitty abre os shows do Natal Encantado no José Corrêa em Barueri
InternacionalInternacional
Milei promete reduzir 90% dos impostos federais em 2025
EspeciaisEspeciais
Salário mínimo em 2025 pode subir para R$ 1.528 ou R$ 1.518, se regra mudar
CidadesCidades
A tradicional entrega de brinquedos de Natal 2024 em Barueri já tem data para acontecer
EntretenimentoEntretenimento
Confira dicas de presentes criativos e de todos os estilos para o dia dos Pais
Educação
Vagas para alunos cotistas já são maioria em 63 universidades federais
Publicidade