Por:Jornal NC - Publicado em 31/05/2024
Com importantes benfeitorias da sua sede fixa, na avenida Marginal Direita, 486, a UBS (Unidade Básica de Saúde) Hélio Berzaghi, no Jardim Paulista, está sendo reformada e ampliada pela Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras. A previsão de término dos serviços é agosto deste ano. Enquanto não fica pronta, toda equipe da unidade presta atendimento à comunidade de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, no Hospital de Retaguarda, na avenida Cidade de Itu, 346, no mesmo bairro, o Jardim Paulista. De acordo com o projeto conduzido pela Coordenadoria Técnica de Obras Civis e Urbanísticas, da Secretaria de Obras, a reforma e ampliação da UBS Hélio Berzaghi traz benefícios significativos, com melhorias estruturais e funcionais. A UBS está sendo repaginada com reforma total de elétrica, hidráulica, revestimentos e cobertura com telhas termoacústicas, além de obras de lajes e alvenarias. Tudo feito com altíssima qualidade, visando disponibilizar à comunidade uma unidade com ambiente agradável e durável; mais acolhedor, acessível e eficiente para os servidores e todos os usuários dos serviços de saúde.
Veja Também: Sehab entrega títulos de extinção e quitação de débitos para moradores do Aníbal Correa em Barueri
Mais salas e fácil acesso
O prédio terá o dobro do seu tamanho anterior, saltando de 852,99 para 1.726,45 m² de área construída em terreno de 2.208,24 m². Contará com 13 consultórios e 20 salas, bem como 13 sanitários (sendo 5 acessíveis) e rampa para cadeirantes. O projeto da UBS prioriza a acessibilidade, como a melhoria da rampa existente e a instalação de elevadores. Otimiza-se o acesso ao prédio, com integração a todos os ambientes, incluindo novos anexos, espaço criado para ambulâncias e estacionamentos, sendo um na praça em frente à unidade para maior comodidade de pacientes, e outro no fundo do prédio em área coberta para médicos e gestores. A unidade de saúde teve adequações dos consultórios odontológicos. E todos em conformidade com a RDC 50 (Resolução de Diretoria Colegiada), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.
Melhoria do atendimento
Morador do Jardim Paulista há 20 anos, Alexsandro Santos, pai de 3 filhos, considera muito boa a reforma e ampliação. “Com mais salas, consultórios, estacionamento, espaço de ambulâncias o atendimento à população, principalmente para cadeirantes, vai melhorar o suficiente”. Para Maria Silva Santos, a UBS do Paulista será importante para o bairro. Com 4 filhos, 6 netos e 1 bisneto, a moradora do Jardim Paulista há 40 anos reforça que a obra vai facilitar mais ainda o atendimento à comunidade. “Ficará melhor, pois não tenho o que reclamar de Barueri”.
Novas unidades
Paralelo às obras de reforma e ampliação, a Prefeitura de Barueri constrói uma nova UBS do Jardim Belval. No Parque Imperial, acontece a reconstrução da UBS Armando Gonçalves de Freitas. E não para por aí, a gestão atual investe também na construção de duas novas UBSs: uma no Jardim do Líbano e outra no Jardim Graziela. Os quatro prédios têm obras previstas para término neste ano de 2024.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Governo de São Paulo amplia ações de enfrentamento aos incêndios em parceria com iniciativa privada
NacionalNacional
PIB cresce 1,4% no segundo trimestre e fica acima do esperado
EspeciaisEspeciais
Governo prevê salário mínimo de R$ 1.509 em 2025, com aumento de 6,87% em relação ao atual
NacionalNacional
Centro detecta aumento na taxa de positividade para covid no Rio
NacionalCidades
Pedágios na Via Dutra ficam mais caros a partir de Agosto
CidadesNacional
Saiba como participar da campanha Papai Noel dos Correios
Publicidade