Furacão Milton deixa rastro de destruição e pelo menos dois mortos na Flórida

Cerca de 3 milhões de pessoas ficaram sem energia



Por:Jornal NC - Publicado em 10/10/2024

Furacão Milton deixa rastro de destruição e pelo menos dois mortos na Flórida

O furacão Milton atravessou o centro da Flórida nesta quinta-feira (10), depois de atingir a costa oeste do estado nas primeiras horas do dia. Durante sua passagem, cerca de 3 milhões de pessoas ficaram sem energia, enquanto a tempestade destruiu residências e gerou múltiplos tornados, resultando em mortes. O fenômeno tocou o solo por volta das 1h30 (hora local) como um furacão de categoria 3, com ventos de até 195 km/h, segundo informações do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. Na manhã de quinta-feira, os ventos já haviam diminuído para 150 km/h, rebaixando o furacão para a categoria 1, embora as chuvas intensas continuassem a atingir a região. Duas mortes foram confirmadas em uma comunidade de militares aposentados em Fort Pierce, na costa leste do estado, onde um tornado passou, informou o xerife Keith Pearson. O furacão foi localizado a aproximadamente 75 km de Cabo Canaveral, onde está instalada uma base da Nasa, a agência espacial americana. Na cidade de Tampa Bay, foi emitido um alerta de emergência para inundações rápidas.

Veja Também: Na ONU, Irã e Israel fazem alertas após ataque; Líbano diz que região está “queimando”

O governador da Flórida, Ron DeSantis, informou que a chegada do furacão à costa, prevista antes da maré alta, pode ajudar a evitar um desastre maior. No entanto, meteorologistas alertaram que o nível da água ainda pode subir até 13 pés (aproximadamente quatro metros). DeSantis também afirmou que o furacão Milton já gerou pelo menos 19 tornados e destruiu cerca de 125 casas, a maioria delas pré-fabricadas. “Neste momento, é muito perigoso evacuar as áreas atingidas com segurança. Todos devem se abrigar e permanecer onde estão”, disse. Equipes de busca e resgate estão prontas para atuar assim que a tempestade passar, trabalhando inclusive durante a noite, se necessário. “Muitos resgates terão de ser feitos no escuro, mas estamos preparados”, garantiu o governador.

Três milhões sem energia
De acordo com o portal PowerOutage, cerca de 3 milhões de pessoas estavam sem eletricidade no início da manhã. Aproximadamente 2 milhões de pessoas receberam ordens de evacuação, em um estado que foi atingido pelo furacão Helene há apenas duas semanas. O Centro Nacional de Furacões prevê que Milton mantenha sua intensidade enquanto atravessa a Flórida, mas deve enfraquecer ao entrar no Atlântico. O presidente Joe Biden já entrou em contato com as autoridades locais para avaliar os impactos iniciais da tempestade, conforme informou a Casa Branca.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados