Prefeitura de Barueri investe em grandes obras para conter enchentes

Com mais de 80% das obras concluídas, o piscinão ao lado da estação ferroviária do Jardim Silveira já está em funcionamento, evitando alagamentos na região central da cidade



Por:Jornal NC - Publicado em 16/02/2023

Prefeitura de Barueri investe em grandes obras para conter enchentes

A Prefeitura de Barueri vem acelerando as obras na cidade para conter as enchentes, ainda que o regime de chuvas neste ano esteja bem acima do registrado em anos anteriores. Com mais de 80% das obras concluídas, o piscinão ao lado da estação ferroviária do Jardim Silveira (linha 8 – Diamante da CPTM) já está em funcionamento, evitando alagamentos na região central da cidade. O sistema de bombas hidráulicas usado para conter o excesso de água do rio Barueri-Mirim já vem sendo usado parcialmente sempre que necessário. Depois de totalmente pronto, o piscinão terá cerca de 24 mil metros quadrados de área e aproximadamente 22 metros de profundidade, o equivalente a um prédio de sete andares.

Esse reservatório deverá ser capaz de reter mais de 200 milhões de litros de água. Os beneficiados dessa grande engenharia são os estabelecimentos ao longo do Boulevard, no Centro da cidade, onde o Barueri-Mirim é canalizado. Para o secretário de Obras, Beto Piteri, a Prefeitura não tem poupado esforços para diminuir substancialmente os alagamentos na cidade. “Estamos quase finalizando esse reservatório ao lado da estação ferroviária, estamos ainda com obras em um outro piscinão próximo do complexo esportivo do Jardim Silveira para contenção das águas do córrego Laranja Azeda, e ainda com 60% das obras já feitas no Tamboré, na construção de um túnel para ajudar a escoar as águas da chuva naquela região”, relata Piteri.

Veja Também: Barueri é a 3ª do Estado e 14ª do Brasil que mais gerou empregos em 2022

Reservatório no Laranja Azeda
Também próximo ao reservatório da estação ferroviária, o piscinão do córrego Laranja Azeda terá capacidade de reter cerca de 120 milhões de litros de água em caso de chuvas torrenciais, evitando inundações de residências e pontos comerciais na região da via – divisa com a vizinha Jandira. De acordo com Ronaldo Dantas de Lima, diretor da Coordenadoria de Obras Viárias e Hídricas da Secretaria de Obras, foi construída a primeira cortina (“parede de contenção”) para em seguida começar a escavação vertical do reservatório, que depois de pronto terá profundidade de 24,5 metros. O terreno do reservatório localiza-se na avenida Alziro Soares.

Túnel liner
Na região do Tamboré, um túnel para canalização e drenagem de águas da chuva está sendo construído com cerca de 60% da obra já executada. O túnel compreende uma extensão de um quilômetro, que vai da alameda Araguaia até a avenida Piracema. Depois de pronto, a água será escoada diretamente para o rio Tietê, contando com uma ligação já existente no local. Trata-se de um sistema de construção “não destrutível”, do chamado “túnel liner”, executado a cerca de seis metros abaixo do nível da rua.

Curta nossa Fanpage no Facebook


Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados