Por:Jornal NC - Publicado em 12/05/2016
A capoeira é famosa pela sua ginga e musicalidade forte, características predominantes dessa expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Outros atributos, como movimentos acrobáticos e coreografados, surpreendem um grupo de usuários da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri.
Todas as sextas-feiras, no período da tarde, os usuários com dificuldades motoras, intelectuais ou físicas se reúnem em uma sala e praticam a modalidade com o professor Fumaça, da Secretaria de Cultura e Turismo, que vem acompanhando o grupo desde março e se diz muito satisfeito com os resultados vistos, mesmo com pouco tempo.
A capoeira é utilizada como ferramenta de reabilitação para os deficientes, melhorando a coordenação motora, a força e o equilíbrio segundo Fumaça. “Outro traço marcante é a integração social entre as pessoas, aumentando a autoestima e ainda superação de limites, já que exige bastante esforço físico”, explica o professor.
O que é Capoeira?
A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.
Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista que ignora a musicalidade é considerado incompleto. Outras expressões culturais, como o maculelê e o samba de roda, são muito associadas à capoeira, embora tenham origem e significados diferentes.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
Cidades
Parque da Juventude de Barueri tem mais da metade das obras prontas
Internacional
ONU alerta para “risco iminente” de escassez de água em nível global
Especiais
Câmara aprova projeto que determina proteção imediata à mulher que denuncia violência
Cidades
Prefeitura de Barueri celebra aniversário com entrega de nova UBS e escola modernizada à população
Internacional
Sobe para 646 número de mortos em terremoto no Equador
CidadesCidades
Projeto para pessoas com deficiência continua em Barueri
Publicidade