Planetário do Ibirapuera é reaberto após quase 3 anos fechado para obras

Serão oferecidas 4 sessões diárias gratuitas ao público na Zona Sul e SP



Por:Jornal NC - Publicado em 29/01/2016

Planetário do Ibirapuera é reaberto após quase 3 anos fechado para obras

Depois de quase três anos de reforma, o Planetário Professor Aristóteles Orsini, conhecido como Planetário do Ibirapuera, foi reaberto na manhã deste domingo (24). A Prefeitura de São Paulo fechou o espaço para obras desde 2013. O planetário fica dentro do Parque Ibirapuera, na Zona Sul da capital.
As primeiras sessões abertas ao público neste domingoserão às 15h e às 17h, com distribuição de senhas meia hora antes do início. Ao todo serão oferecidas quatro sessões diárias gratuitas com capacidade de atender 385.280 pessoas por ano.
Para justificar o período em que o planetário ficou fechado, o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, explicou que a reforma de um planetário é muito complexa e que demandou mão de obra e empresas especializadas.

Veja Também: Cinco planetas aparecerão alinhados no céu por um mês; saiba como ver raro fenômeno


“A gente precisou de vários contratos e vários ajustes foram sendo feitos ao longo do tempo, por isso a demora, não é uma simples obra de reforma de um prédio, é adequação de um equipamento importantíssimo e delicadíssimo que é o planetário”, afirmou o secretário do Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ravena.
Questionado sobre o adiamento na entrega da obra, Ravena justificou que o prédio tem uma estrutura de madeira na parte externa e disposição especial, com equipamentos que demandam tratamento específico.
O planetário do Ibirapuera tem uma cúpula de 18 metros de diâmetro e possui um projetor Starmaster, da alemã Carl Zeiss. Inaugurado em 1957, foi o primeiro planetário do Brasil. O prédio também é tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat).
O outro planetário da cidade, no Parque do Carmo, que está sem visitação desde 2007, deve ser reaberto em março, segundo a Secretaria municipal do Verde e do Meio Ambiente.
Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados