Por:Jornal NC - Publicado em 12/07/2018
Esta é a quarta e última reportagem de uma série especial sobre o Parque Ecológico de Barueri. Durante as últimas matérias foi possível conhecer um pouco desse espaço tão rico, acolhedor e importante para a qualidade de vida dos moradores de Barueri e região, afinal, todos podem e devem desfrutar da vida ao ar livre.
O Parque nasceu do decreto estadual 7.868, publicado em 30 de abril de 1976, mas sua inauguração se deu apenas em 14 de março de 1982. O objetivo era preservar as várzeas do rio Tietê. Nessa época, era composto por três núcleos: Engenheiro Goulart, Jacuí e Ilha do Tamboré, sob administração do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE).
Veja Também:Projeto do HMB de Barueri diminui ansiedade de crianças antes e depois de cirurgias
Em julho de 2014, a área a qual pertencia o núcleo Ilha do Tamboré passou a ser administrada pela Prefeitura de Barueri por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema). O termo de permissão de uso exige que as áreas continuem sendo usadas para fomentar a educação ambiental, a preservação do meio ambiente, o esporte, a cultura e o lazer.
Nos últimos dois anos, um intenso trabalho tem sido feito para recuperar e revitalizar o Parque. Além da retomada da preservação e de estar se tornando referência para uma maior conscientização ambiental, o local tem recebido grandes investimentos em infraestrutura, como iluminação em led, manutenção constante e replantio de árvores que caem devido à idade.
Vem viver o verde!
Ficou com vontade de frequentar mais o Parque Ecológico de Barueri? Não precisa nem pensar duas vezes. Ele fica na avenida Doutor Dib Sauaia Neto, 1600, Alphaville, funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 17h e aos finais de semana e feriados das 9 às 17h. A entrada e o estacionamento são gratuitos.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade

CidadesCidades
Ouvidoria de Barueri recebe mais de 11 mil manifestações em 2025 e reforça importância da participação cidadã

Carros
Fim de baliza para tirar CNH: veja estados que aderiram à medida

EspeciaisEspeciais
Fim da escala 6x1: governo pode enviar projeto para agilizar aprovação

CidadesCidades
Faixa da Castello Branco, sentido capital, será interditada para obras de passarela em Barueri

Esportes
Jornal lista 5 brasileiros entre 10 piores contratações do Barça no século

PolíticaPolítica
Em São Paulo Doria cumpre promessas iniciais de governo e é bem avaliado em pesquisas
Publicidade