Para reduzir crimes ainda mais, Barueri integra sistema Detecta



Por:Jornal NC - Publicado em 14/09/2017

Para reduzir crimes ainda mais, Barueri integra sistema Detecta

De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, a criminalidade continua em queda em Barueri. Pelo sétimo mês seguido neste ano, a cidade registrou diminuição nos crimes patrimoniais. O total de ocorrências (furto, roubo e furto ou roubo de veículos) em 2017 caiu 27%, na comparação com o acumulado no mesmo período do ano passado. Mesmo com índices positivamente expressivos, a expectativa da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana é reduzir ainda mais a criminalidade. “Estamos na fase final de implantação em Barueri da integração ao sistema Detecta, do Governo do Estado”, informa a titular da pasta, Regina Mesquita. “As câmeras do videomonitoramento da cidade vão acessar a base de dados do Estado”, ressalta a secretária.

O Detecta é um sistema que correlaciona informações com celeridade para auxiliar o trabalho das polícias Militar, Civil, Científica e, agora, da Guarda Municipal de Barueri. “Conseguimos, em tempo real, visualizar informações sobre alertas e incidentes de todo o sistema como, por exemplo, pessoas procuradas pela Justiça ou veículos furtados, roubados ou que estejam envolvidos em algum crime”, explica Wanderson Aparecido de Jesus, responsável pelo Departamento de Videomonitoramento e Comunicações da Secretaria de Segurança.

Veja Também: CCPLs realizam Cerimônias de Formatura para alunos que concluíram cursos profissionalizantes

“O sistema cruza esses dados com o reconhecimento óptico que as câmeras inteligentes fazem das placas dos automóveis e emite um alerta para a nossa central de rádio quando há a identificação de alguma ocorrência”, relata Wanderson, citando que o mapa eletrônico permite verificar a localização geográfica do alerta.

Mais segurança
Para o comandante da Guarda de Barueri, Marcus Aparecido Guedes Ramos, o Detecta vai aumentar ainda mais a sensação de segurança na cidade. “Isso inibe ações delituosas. Quando um carro entrar em Barueri, mesmo se foi furtado em outro município, já aparece no nosso radar”, afirma. Guedes destaca também outras ações que contribuem com a diminuição da criminalidade como o monitoramento por drones, as operações Bairro Seguro e o empenho do efetivo da corporação.
“Barueri é a única cidade da região que tem reduzido todos os tipos de crime contra o patrimônio, mês após mês”, salienta o comandante.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados