Por:Jornal NC - Publicado em 14/09/2017
A Mesa da Unidade Democrática (MUD), que agrupa os partidos de oposição venezuelanos, negou na terça-feira (12) que vá abrir nova negociação com o governo, depois que o chanceler da Venezuela, Jorge Arreaza, anunciou que o diálogo seria retomado na República Dominicana.
“A Mesa da Unidade reitera que não há um reinício do diálogo e informa à Venezuela e ao mundo quais são as suas condições para uma negociação séria”, disse a aliança opositora em comunicado, em que afirma também que enviará uma delegação para reunir-se com o presidente dominicano, Danilo Medina. O governo de Medina e o ex-presidente do Governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero pediram ao governo e à oposição venezuelana um diálogo “urgente”.
Eles disseram estar convencidos de que existe “oportunidade para um processo de encontro, reconhecimento mútuo e reconciliação”.
Veja Também: EUA querem votar novas sanções da ONU contra Coreia do Norte
Segundo a oposição, “o convite do presidente Danilo Medina não representa o início de um diálogo formal com o governo”, para o qual a MUD exige “ações imediatas que demonstrem verdadeira disposição de resolver os problemas nacionais”.
Entre as exigências da MUD para uma negociação está a apresentação de um cronograma eleitoral, que inclua uma data para as eleições presidenciais previstas para 2018, além da “libertação de presos políticos, a suspensão das inabilitações a dirigentes opositores e o fim da perseguição”. A oposição exige também “respeito à independência de poderes do Estado” e “o reconhecimento pleno das competências constitucionais da Assembleia Nacional (Parlamento)”, controlada pela oposição e que teve suas atribuições retiradas pelo Supremo Tribunal e pela Assembleia Nacional Constituinte, instaurada pelo chavismo.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
Cidades
Parque da Juventude de Barueri tem mais da metade das obras prontas
Internacional
ONU alerta para “risco iminente” de escassez de água em nível global
Especiais
Câmara aprova projeto que determina proteção imediata à mulher que denuncia violência
Cidades
Prefeitura de Barueri celebra aniversário com entrega de nova UBS e escola modernizada à população
Educação
Após incêndio, UFRJ dará apoio financeiro emergencial a estudantes atingidos
EntretenimentoEntretenimento
Sessões de cinema gratuitas no CCPL Barueri
Publicidade