Por:Jornal NC - Publicado em 25/08/2016
Imagine percorrer, com seu carro, mais de 300 quilômetros com apenas 1 litro de etanol. Impossível? Não para Popygua, carro criado por estudantes do Paraná e uma da atrações da Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética (Fenasucro), que começa nesta terça-feira (23) em São Paulo. Supereconômico e sustentável, o Popygua é um veículo individual, com dois metros de dimensão, motor à injeção eletrônica e de fibra de carbono.
Desenvolvido desde 2009, o segredo de sua alta eficiência energética está nos detalhes: os estudantes pensaram maneiras de reduzir o atrito do carro com o ar e o solo, melhorar a aerodinâmica e usaram materiais que deixam o veículo mais leve, como a fibra de carbono.
Veja Também: Pneu ajuda a reduzir consumo se você fizer sua parte; veja 5 dicas
O carro brasileiro foi testado pela primeira vez no ano passado, em uma competição americana em que ficou em segundo lugar, perdendo a primeira posição para um carro do Colorado que teve autonomia de 500 quilômetros com um litro de álcool combustível.
O desempenho do veículo é impressionante, mas segundo o professor Bruno Medeiros, do departamento de mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, um dos envolvidos no projeto, ele deve demorar para chegar ao mercado. “O protótipo é um modelo reduzido de um carro, ele não tem marcha, pra gente chegar à indústria automobilística é um salto bem grande”, disse.Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Obras ViaOeste: Avanço na duplicação das marginais em Barueri exige alteração no tráfego em Alphaville
InternacionalInternacional
Onda de calor na Europa deixa oito mortos e causa recordes de temperatura
EspeciaisEspeciais
Energia elétrica fica mais cara em SP a partir de sexta-feira dia 4
CidadesCidades
Frente fria provoca queda nas temperaturas nos próximos dias
Internacional
Protesto pela morte de negro por policial termina com feridos nos EUA
EntretenimentoCidades
Carnaval da Família na Aldeia de Carapicuíba é diversão garantida para todas as idades
Publicidade