Por:Jornal NC - Publicado em 09/12/2021
O político de centro-esquerda Olaf Scholz tomou posse e enfim assumiu o cargo de chanceler da Alemanha, encerrando os 16 anos de governo Angela Merkel à frente da maior economia da Europa. Scholz, líder do Partido Social Democrata (SPD), venceu a votação secreta no parlamento alemão como já era esperado – uma culminação de meses de negociações entre partidos após a vitória apertada do SPD nas eleições federais de setembro.
O resultado final foi de 395 votos favoráveis, 303 contrários, 6 abstenções e 3 votos nulos. Para ser eleito, era necessária a maioria simples do parlamento alemão, de 369 votos. Seguindo os protocolos cerimoniais, Scholz foi visitar o presidente alemão Frank-Walter Steinmeier, que o apontou oficialmente como o novo chanceler do país.
Veja Também: São Paulo confirma terceiro caso da variante Ômicron no Brasil
Ele então retornou ao Parlamento para fazer seu juramento e ser empossado. A expectativa é de que o novo chanceler se encontre com Angela Merkel por volta das 11 horas, no horário de Brasília, para uma cerimônia simbólica de “passagem de bastão”. Na vida política, Scholz tem se posicionado como um pragmático adepto ao diálogo – seu estilo político não é diferente do de Merkel. Os dois podem ser considerados semelhantes em muitos aspectos, apesar de virem de partidos rivais, analisam especialistas.
“Ele parece calmo, medido, firme”, disse Corinna Hoerst, pesquisadora sênior do Fundo Alemão Marshall dos Estados Unidos (GMF) em Bruxelas. Scholz e Gerhard Schroder, chanceler alemão de 1998 a 2005, são do mesmo partido. O pragmatismo político pode ser uma semelhança entre os dois governos.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
NacionalNacional
Oito em 10 prefeitos que tentaram reeleição conquistaram novo mandato
Internacional
Furacão Milton deixa rastro de destruição e pelo menos dois mortos na Flórida
EspeciaisEspeciais
Congresso e STF discutem volta de doações eleitorais de empresas para 2026
NacionalNacional
Eleições 2024: 103 municípios podem ter 2º turno em 27 de outubro
Saúde e Bem Estar
População do interior é a mais satisfeita com a vida, diz pesquisa
Política
Paulistanos demostram insatisfação com gestão de Alckmin sobre crise hídrica
Publicidade