Por:Jornal NC - Publicado em 18/11/2016
O mundo muito provavelmente voltará a bater o recorde de temperatura em 2016, com uma média de +1,2ºC em relação ao nível da era pré-industrial, anunciou nesta segunda-feira a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
“Se isso for confirmado, o século XXI terá registrado 16 dos 17 anos mais quentes desde que tiveram início os registros” de temperatura no mundo, no final do século XIX, informou a OMM, que é subordinada às Nações Unidas.
“Tudo parece indicar que 2016 será o ano mais quente” já registrado até agora, superando os dados do ano anterior, disse a organização em um comunicado durante a conferência da ONU sobre o clima (COP22), que está sendo realizada em Marrakesh.
A tendência de aquecimento aumentou em 2015 e 2016 devido ao El Niño, o fenômeno meteorológico que afeta o Pacífico, explicou a OMM.
Veja Também: Holanda enfrenta ‘crise penitenciária’: sobram celas, faltam condenados
A cada cinco anos aproximadamente, o El Niño provoca um aumento das temperaturas, através de correntes de ar quente.
Os índices relativos às mudanças climáticas também bateram recordes, alerta a instituição.
O sinal mais evidente da aceleração do fenômeno é a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.
A calota polar do Ártico encolheu até níveis desconhecidos, e regiões inteiras da Groenlândia sofrem longas épocas de degelo.
“Em algumas regiões árticas da Federação Russa, a temperatura foi entre 6ºC e 7ºC acima do normal” destacou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.
“E em muitas regiões árticas e subárticas da Rússia, Alasca e noroeste do Canadá, a temperatura ultrapassou o nível normal em ao menos 3ºC”, acrescentou o texto, que ressalta que “até agora, os recordes de calor eram expressados em frações de grau” centígrado.
A única região continental onde a temperatura foi inferior à normal está situada na zona subtropical da América do Sul, no norte e centro da Argentina e em partes do Paraguai e da Bolívia.Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade

CidadesCidades
Ouvidoria de Barueri recebe mais de 11 mil manifestações em 2025 e reforça importância da participação cidadã

Carros
Fim de baliza para tirar CNH: veja estados que aderiram à medida

EspeciaisEspeciais
Fim da escala 6x1: governo pode enviar projeto para agilizar aprovação

CidadesCidades
Faixa da Castello Branco, sentido capital, será interditada para obras de passarela em Barueri

EspeciaisPolítica
PF cumpre mandados judiciais em nova fase da Operação Lava Jato

TecnologiaTecnologia
Snapchat ganha novo recurso que brinca com realidade aumentada
Publicidade