ONU prevê novo recorde mundial de temperatura para 2016



Por:Jornal NC - Publicado em 18/11/2016

ONU prevê novo recorde mundial de temperatura para 2016

O mundo muito provavelmente voltará a bater o recorde de temperatura em 2016, com uma média de +1,2ºC em relação ao nível da era pré-industrial, anunciou nesta segunda-feira a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
“Se isso for confirmado, o século XXI terá registrado 16 dos 17 anos mais quentes desde que tiveram início os registros” de temperatura no mundo, no final do século XIX, informou a OMM, que é subordinada às Nações Unidas.
“Tudo parece indicar que 2016 será o ano mais quente” já registrado até agora, superando os dados do ano anterior, disse a organização em um comunicado durante a conferência da ONU sobre o clima (COP22), que está sendo realizada em Marrakesh.
A tendência de aquecimento aumentou em 2015 e 2016 devido ao El Niño, o fenômeno meteorológico que afeta o Pacífico, explicou a OMM.

Veja Também: Holanda enfrenta ‘crise penitenciária’: sobram celas, faltam condenados


A cada cinco anos aproximadamente, o El Niño provoca um aumento das temperaturas, através de correntes de ar quente.
Os índices relativos às mudanças climáticas também bateram recordes, alerta a instituição.
O sinal mais evidente da aceleração do fenômeno é a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.
A calota polar do Ártico encolheu até níveis desconhecidos, e regiões inteiras da Groenlândia sofrem longas épocas de degelo.
“Em algumas regiões árticas da Federação Russa, a temperatura foi entre 6ºC e 7ºC acima do normal” destacou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.
“E em muitas regiões árticas e subárticas da Rússia, Alasca e noroeste do Canadá, a temperatura ultrapassou o nível normal em ao menos 3ºC”, acrescentou o texto, que ressalta que “até agora, os recordes de calor eram expressados em frações de grau” centígrado.
A única região continental onde a temperatura foi inferior à normal está situada na zona subtropical da América do Sul, no norte e centro da Argentina e em partes do Paraguai e da Bolívia.Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados