Por:Jornal NC - Publicado em 10/07/2015
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, lançou na última segunda-feira, (6) o relatório 2015 dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs). São oito objetivos, cada um com uma ou mais metas. O prazo para o cumprimento é até o fim deste ano.
Em 2000, 189 nações firmaram uma série de metas, entre elas, combater a extrema pobreza, o que levou ao estabelecimento dos ODMs. Em setembro de 2010, o compromisso foi renovado para acelerar o cumprimento desses objetivos.
O primeiro objetivo é a erradicação da pobreza extrema e da fome, com metas de reduzir à metade, entre 1990 e 2015, o número de pessoas que passam fome e que têm renda inferior a U$S 1,25 por dia.
O relatório apresenta, também, pontos como o ensino básico universal; a igualdade entre os sexos e a valorização das mulheres; diminuição da mortalidade infantil; melhoria da saúde materna e o combate às doenças como a AIDS e malária, além de estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
O sétimo ponto do ODM é garantir a sustentabilidade ambiental. Entre suas metas está reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso sustentável à água potável e ao saneamento básico.
A nova agenda de desenvolvimento sustentável para depois de 2015, com novos objetivos, deve ser adotada em setembro, na sede das Nações Unidas, em Nova York.
Publicidade
Educação
Enem terá regras para evitar contágio pelo novo coronavírus
CidadesCidades
Renovação da cadeia de frio facilita plano de imunização contra covid em Barueri
EspeciaisPolítica
CoronaVac: Butantan anuncia que eficácia geral da vacina contra covid-19 é de 50,38%
CidadesCidades
Prefeitura de Barueri Esporte Forte abre inscrições para atletas de handebol e futebol
TecnologiaTecnologia
Petrobras começa estudo para produzir biodiesel a partir de microalgas
Política
Moro volta a negar suspensão de ação contra Odebrecht
Publicidade