Por:Jornal NC - Publicado em 10/07/2015
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, lançou na última segunda-feira, (6) o relatório 2015 dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs). São oito objetivos, cada um com uma ou mais metas. O prazo para o cumprimento é até o fim deste ano.
Em 2000, 189 nações firmaram uma série de metas, entre elas, combater a extrema pobreza, o que levou ao estabelecimento dos ODMs. Em setembro de 2010, o compromisso foi renovado para acelerar o cumprimento desses objetivos.
O primeiro objetivo é a erradicação da pobreza extrema e da fome, com metas de reduzir à metade, entre 1990 e 2015, o número de pessoas que passam fome e que têm renda inferior a U$S 1,25 por dia.
O relatório apresenta, também, pontos como o ensino básico universal; a igualdade entre os sexos e a valorização das mulheres; diminuição da mortalidade infantil; melhoria da saúde materna e o combate às doenças como a AIDS e malária, além de estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
O sétimo ponto do ODM é garantir a sustentabilidade ambiental. Entre suas metas está reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso sustentável à água potável e ao saneamento básico.
A nova agenda de desenvolvimento sustentável para depois de 2015, com novos objetivos, deve ser adotada em setembro, na sede das Nações Unidas, em Nova York.
Publicidade
CidadesCidades
Obras ViaOeste: Avanço na duplicação das marginais em Barueri exige alteração no tráfego em Alphaville
InternacionalInternacional
Onda de calor na Europa deixa oito mortos e causa recordes de temperatura
EspeciaisEspeciais
Energia elétrica fica mais cara em SP a partir de sexta-feira dia 4
CidadesCidades
Frente fria provoca queda nas temperaturas nos próximos dias
CidadesCidades
Justiça de SP derruba liminar e permite aumento de velocidade nas marginais
Internacional
Governo de Jair Bolsonaro quer retomar projetos da indústria nuclear para gerar energia
Publicidade