Por:Jornal NC - Publicado em 10/07/2015
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, lançou na última segunda-feira, (6) o relatório 2015 dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs). São oito objetivos, cada um com uma ou mais metas. O prazo para o cumprimento é até o fim deste ano.
Em 2000, 189 nações firmaram uma série de metas, entre elas, combater a extrema pobreza, o que levou ao estabelecimento dos ODMs. Em setembro de 2010, o compromisso foi renovado para acelerar o cumprimento desses objetivos.
O primeiro objetivo é a erradicação da pobreza extrema e da fome, com metas de reduzir à metade, entre 1990 e 2015, o número de pessoas que passam fome e que têm renda inferior a U$S 1,25 por dia.
O relatório apresenta, também, pontos como o ensino básico universal; a igualdade entre os sexos e a valorização das mulheres; diminuição da mortalidade infantil; melhoria da saúde materna e o combate às doenças como a AIDS e malária, além de estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
O sétimo ponto do ODM é garantir a sustentabilidade ambiental. Entre suas metas está reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso sustentável à água potável e ao saneamento básico.
A nova agenda de desenvolvimento sustentável para depois de 2015, com novos objetivos, deve ser adotada em setembro, na sede das Nações Unidas, em Nova York.
Publicidade

Cidades
Obras no Rodoanel afetam trânsito em Barueri e região de Alphaville

Especiais
Senado aprova nova reforma tributária com isenção maior e imposto sobre grandes rendas

Cidades
Parque da Juventude já funciona em grande espaço para cultura, esporte e lazer

Saúde e Bem EstarSaúde e Bem Estar
Barueri investe na Saúde e entrega 25 ambulâncias, entre elas UTIs móveis de alta tecnologia

PolíticaPolítica
Câmara dos Deputados instala comissão especial para debater nova lei de improbidade

Carros
Seis dicas simples para não errar na escolha de um carro usado
Publicidade