Por:Jornal NC - Publicado em 10/07/2015
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, lançou na última segunda-feira, (6) o relatório 2015 dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs). São oito objetivos, cada um com uma ou mais metas. O prazo para o cumprimento é até o fim deste ano.
Em 2000, 189 nações firmaram uma série de metas, entre elas, combater a extrema pobreza, o que levou ao estabelecimento dos ODMs. Em setembro de 2010, o compromisso foi renovado para acelerar o cumprimento desses objetivos.
O primeiro objetivo é a erradicação da pobreza extrema e da fome, com metas de reduzir à metade, entre 1990 e 2015, o número de pessoas que passam fome e que têm renda inferior a U$S 1,25 por dia.
O relatório apresenta, também, pontos como o ensino básico universal; a igualdade entre os sexos e a valorização das mulheres; diminuição da mortalidade infantil; melhoria da saúde materna e o combate às doenças como a AIDS e malária, além de estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
O sétimo ponto do ODM é garantir a sustentabilidade ambiental. Entre suas metas está reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso sustentável à água potável e ao saneamento básico.
A nova agenda de desenvolvimento sustentável para depois de 2015, com novos objetivos, deve ser adotada em setembro, na sede das Nações Unidas, em Nova York.
Publicidade
CidadesCidades
Barueri inicia contagem regressiva para a inauguração do Parque da Juventude Rubens Furlan Jr
Internacional
Inteligência Artificial pode aumentar o valor do comércio global em até 40% até 2040, aponta OMC
EspeciaisEspeciais
CCJ do Senado aprova relatório que regulamenta reforma tributária
CidadesCidades
Nova alça de acesso da Castello Branco no km 23 será liberada
Tecnologia
Android 7.0 Nougat, versão do sistema do Google, é liberado
Cidades
Prefeitura de Santana de Parnaíba pretende demitir parte dos funcionários comissionados
Publicidade