OMS alerta para risco biológico no Sudão após tomada de laboratório nacional

Técnicos foram expulsos do Laboratório Nacional de Saúde Pública, que também contém suprimentos de sangue, porque o local foi apreendido por uma das partes em conflito



Por:Jornal NC - Publicado em 27/04/2023

OMS alerta para risco biológico no Sudão após tomada de laboratório nacional

Os combates no Sudão diminuíram depois que o exército e uma força paramilitar rival concordaram com uma trégua de três dias, permitindo que mais sudaneses fugissem e países estrangeiros retirassem seus cidadãos. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que havia um “alto risco biológico” na capital Cartum depois que uma das partes em conflito tomou um laboratório nacional contendo agentes causadores de doenças como sarampo e cólera e expulsou os técnicos.

O conflito que eclodiu entre o exército e os paramilitares das Forças de Apoio Rápido (RSF) em 15 de abril transformou áreas residenciais em zonas de guerra, matando pelo menos 459 pessoas, ferindo mais de 4.000 e cortando água, energia e alimentos em uma nação já dependente de ajuda. Países estrangeiros retiraram funcionários de embaixadas de Cartum, a capital, após vários ataques a diplomatas, incluindo o assassinato de um adido egípcio baleado a caminho do trabalho. Alguns países também estão retirando seus cidadãos.

Veja Também: Milhares de pessoas fogem dos combates na capital do Sudão

O Reino Unido lançou uma evacuação em larga escala de seus cidadãos em voos militares de um aeródromo ao Norte de Cartum. A França e a Alemanha disseram que retiraram cada uma mais de 500 pessoas de várias nacionalidades e que um comando francês foi atingido por fogo cruzado durante a operação. Famílias sudanesas também aproveitaram a calmaria para sair de suas casas, depois de mais de uma semana de combates intensos, para procurar transporte para levá-los a um local seguro, temendo que o êxodo de estrangeiros deixasse os locais em maior risco.

“Talvez o momento mais difícil seja pensar em deixar o país”, disse Intisar Mohammed El Haj, moradora de Cartum, que disse que seus filhos se esconderam sob as camas do som das explosões antes de a família fugir para o Egito. Dezenas de milhares partiram nos últimos dias para os vizinhos Chade, Egito, Etiópia e Sudão do Sul, apesar da incerteza das condições lá. A situação dos que permanecem no terceiro maior país da África, onde um terço dos 46 milhões de pessoas precisava de ajuda antes mesmo da violência, está se deteriorando rapidamente. Alguns expressaram consternação com a partida de algumas agências de ajuda internacional e diplomatas. O escritório humanitário das Nações Unidas (ONU) disse na terça-feira que cortou as atividades devido aos combates.

Curta nossa Fanpage no Facebook


Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados