Por:Jornal NC - Publicado em 12/05/2017
Moon Jae-In, veterano da luta pelos direitos humanos e favorável a uma aproximação com a Coreia do Norte, venceu nesta terça-feira com folga a eleição presidencial na Coreia do Sul.
Moon, grande favorito nas pesquisas e candidato do Partido Democrático, de centro-esquerda, obteve 41,4% dos votos, de acordo com uma pesquisa de três canais de televisão.
O conservador Hong Joon-Pyo ficou muito atrás, com 23,3% dos votos, seguido pelo centrista Ahn Cheol-Soo (21,8%).
O resultado foi “uma grande vitória de um grande povo” disse Moon aos seus simpatizantes na praça Gwanghwamun de Seul, onde uma multidão de pessoas se reuniu durante meses, à luz de velas, para exigir a renúncia de Park.
Na praça, uma trabalhadora independente, Koh Eun-Byul, de 28 anos, disse à AFP que se sentia “feliz porque agora há esperança de uma mudança significativa”.
Veja Também: China anuncia que testou um novo míssil perto da costa coreana
As eleições aconteceram em um clima político marcado pelo escândalo de corrupção que resultou no impeachment da presidente Park Geun-Hye e pela tensão com a Coreia do Norte. Poucas horas antes do fim da votação, 63,7% dos eleitores já haviam comparecido às urnas, contra 59,3% há cinco anos no mesmo horário, um aumento significativo e aguardado após os grandes protestos em que milhões de pessoas exigiram a saída de Park. No epicentro da crise está a relação da presidente destituída com Choi Soon-sil, sua grande amiga e que é chamada pela imprensa de “Rasputina” pelas acusações de que se aproveitou de suas relações para obter dezenas de milhões de dólares das grandes empresas sul-coreanas.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade

CidadesCidades
Ouvidoria de Barueri recebe mais de 11 mil manifestações em 2025 e reforça importância da participação cidadã

Carros
Fim de baliza para tirar CNH: veja estados que aderiram à medida

EspeciaisEspeciais
Fim da escala 6x1: governo pode enviar projeto para agilizar aprovação

CidadesCidades
Faixa da Castello Branco, sentido capital, será interditada para obras de passarela em Barueri

Tecnologia
Número de telespectadores online supera audiência em TV aberta na América Latina

CidadesCidades
90 anos do falecimento da “Santinha de Taubaté” tem programação especial
Publicidade