Por:Jornal NC - Publicado em 06/09/2023
O Itamaraty apresentou à União Europeia, em nome de todo o Mercosul, uma resposta inicial às demandas do bloco europeu que estão barrando a implementação de um acordo de livre comércio entre os dois grupos. Governo brasileiro descobriu que o país “já adiantou aos europeus uma primeira reação às demandas apresentadas pelo bloco” durante uma reunião virtual realizada na semana passada. Uma nova reunião entre negociadores técnicos dos dois grupos, desta vez presencial, foi então marcada para o dia 15 de setembro, em Brasília. Na ocasião, o Mercosul vai apresentar a resposta final, detalhada.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que estava otimista com a reunião, mas que não poderia “dar nenhuma garantia de que a União Europeia vai aceitar” a resposta sul-americana. Em entrevista à empresa pública de comunicação EBC, ele disse que a intenção do Brasil é continuar negociando. O Brasil lidera as negociações pelo Mercosul porque ocupa a presidência rotativa do bloco até dezembro de 2023.
Veja Também: Brics terá seis novos países a partir de janeiro de 2024
Demandas europeias
Os blocos fecharam as bases do acordo de livre comércio em 2019, depois de mais de 20 anos de negociações. Mas em março deste ano, a União Europeia enviou uma “side letter”, uma espécie de adendo ao texto original, ao Mercosul colocando novas condições ambientais para a ratificação do tratado. As novas demandas europeias incluem a aplicação de sanções e restrições ao comércio entre os blocos em caso de desmatamento e desrespeito ao meio ambiente.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Obras ViaOeste: Avanço na duplicação das marginais em Barueri exige alteração no tráfego em Alphaville
InternacionalInternacional
Onda de calor na Europa deixa oito mortos e causa recordes de temperatura
EspeciaisEspeciais
Energia elétrica fica mais cara em SP a partir de sexta-feira dia 4
CidadesCidades
Frente fria provoca queda nas temperaturas nos próximos dias
CidadesCidades
Hospital Municipal de Barueri, majoritariamente feminino, celebra a importância da mulher na unidade
CidadesCidades
Prefeitura de Barueri mantém córregos limpos para evitar alagamentos
Publicidade