Por:Jornal NC - Publicado em 12/09/2018
O índice geral da cidade (partos realizados na maternidade e na rede particular) é de 60%. Taxas superiores à média brasileira (44%) e ao Estado de São Paulo (40%). Os dados do primeiro quadrimestre deste ano apontam ainda que os partos normais aumentaram 49% e as cesárias 19% em relação ao mesmo período do ano passado.
O resultado se deve a um atendimento humanizado, que vem sendo priorizado pelo governo Ney Santos, e aos profissionais de saúde que incentivam o parto natural, desde que não haja prejuízo à saúde da mãe e do bebê. Os Protocolos Assistenciais e os Grupos de Gestantes realizados em todas as unidades básicas de saúde também contribuem para que a cidade mantenha um alto índice de parto normal.
Veja Também: Lula Injustiçado
Mais dados do primeiro quadrimestre
O trabalho sério da Secretaria de Saúde colaborou com a redução de 28% da mortalidade infantil, a queda no registro de casos de violência doméstica, sexual e outras violências (70%) e a diminuição dos casos de tuberculose (23%). Aumentaram as consultas médicas de saúde da família (46%), consultas básicas (6%), visitas domiciliares por agente comunitário de saúde (46%), consultas odontológicas (7%), eletrocardiograma (8%), teste rápido de gravidez (11%), teste rápido de HIV (49%) e teste rápido de sífilis (52%), além do aumento na participação em grupos de hipertensos, diabéticos, puericultura, binômio mãe bebê, grupos terapêuticos, em 31%.
Prêmio David Capistrano
Ainda no primeiro quadrimestre, o destaque foi para o Premio David Capistrano. Profissionais da Secretaria de Saúde participaram do 32º Congresso do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), em Rio Claro/SP.
Na ocasião, foram apresentados três trabalhos: A experiência exitosa de Embu das Artes com as Redinhas, Desafios e-SUS.
Prontuário Eletrônico do Cidadão – PEC na Atenção Básica e A experiência da Câmara Técnica e do Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPHS) da Região dos Mananciais no processo de reorganização dos grupos técnicos e condutores.
Nesse mesmo congresso, foi premiado um trabalho apresentado no ano anterior, com o tema: Compartilhando informações como instrumento de gestão. O mesmo foi escolhido para o Boletim do Instituto de Saúde (BIS).
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade

CidadesCidades
Agendamento de castração de pets chega no dia 07 de janeiro em Barueri

CidadesCidades
Virada na Paulista terá maratona de shows e grandes nomes da música brasileira

EspeciaisPolítica
Governo federal impede avanço de projeto sobre destino de funcionários da Eletrobras

CidadesEntretenimento
Férias Divertidas: CCPLs de Barueri têm programação especial no mês de dezembro para adultos e crianças

Saúde e Bem EstarSaúde e Bem Estar
Endometriose é uma das causas mais comuns para a infertilidade

CidadesNacional
Governo do Estado de SP oferece mais de 8 mil vagas de estágio
Publicidade