Por:Jornal NC - Publicado em 16/02/2018
O governo peruano anunciou na noite desta terça-feira (13) que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, não será bem-vindo à próxima Cúpula das Américas, evento que acontecerá em Lima em 13 e 14 de abril. O repúdio oficial foi primeiramente anunciado pela ministra peruana de Relações Exteriores, Cayetana Aljovín, após uma reunião em que os representantes dos países-membros do chamado Grupo de Lima discutiram a situação política na Venezuela e a decisão do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela de antecipar as próximas eleições presidenciais para 22 de abril.
Veja Também: Ex-presidente da Guatemala e ex-presidente da Oxfam são presos por corrupção
Na sequência, o presidente Pedro Pablo Kuczynski usou sua conta pessoal para reforçar a posição. “Considerando a atual situação na Venezuela, meu governo decidiu que a presença do presidente Maduro na 8ª Cúpula das Américas já não é bem-vinda”, acrescentando contar com o respaldo do Grupo de Lima. A Declaração de Quebec, assinada em 2001 na Cúpula da Organização dos Estados Americanos (OEA), reafirma os esforços pela integração regional, também respalda a decisão, segundo o líder peruano.
Em uma declaração conjunta, os representantes da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Santa Lúcia presentes à reunião do Grupo de Lima repudiaram a decisão da Venezuela de antecipar as eleições presidenciais . Em janeiro, o Grupo de Lima já tinha se manifestado sua rejeição à convocação de eleições antecipadas na Venezuela.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
A tradicional entrega de brinquedos de Natal 2024 em Barueri já tem data para acontecer
InternacionalInternacional
Parlamento da França deve votar sobre derrubada do governo
EspeciaisEspeciais
CCJ do Senado: pedido de vista adia votação da PEC das Praias
CidadesCidades
Barueri dá início ao Natal Encantado com shows e atrações especiais
Tecnologia
Lixo espacial pode cair na Terra nas próximas semanas
EspeciaisPolítica
Arthur Lira é eleito presidente da Câmara em 1º turno
Publicidade