Por:Jornal NC - Publicado em 16/02/2018
O governo peruano anunciou na noite desta terça-feira (13) que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, não será bem-vindo à próxima Cúpula das Américas, evento que acontecerá em Lima em 13 e 14 de abril. O repúdio oficial foi primeiramente anunciado pela ministra peruana de Relações Exteriores, Cayetana Aljovín, após uma reunião em que os representantes dos países-membros do chamado Grupo de Lima discutiram a situação política na Venezuela e a decisão do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela de antecipar as próximas eleições presidenciais para 22 de abril.
Veja Também: Ex-presidente da Guatemala e ex-presidente da Oxfam são presos por corrupção
Na sequência, o presidente Pedro Pablo Kuczynski usou sua conta pessoal para reforçar a posição. “Considerando a atual situação na Venezuela, meu governo decidiu que a presença do presidente Maduro na 8ª Cúpula das Américas já não é bem-vinda”, acrescentando contar com o respaldo do Grupo de Lima. A Declaração de Quebec, assinada em 2001 na Cúpula da Organização dos Estados Americanos (OEA), reafirma os esforços pela integração regional, também respalda a decisão, segundo o líder peruano.
Em uma declaração conjunta, os representantes da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Santa Lúcia presentes à reunião do Grupo de Lima repudiaram a decisão da Venezuela de antecipar as eleições presidenciais . Em janeiro, o Grupo de Lima já tinha se manifestado sua rejeição à convocação de eleições antecipadas na Venezuela.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade

CidadesCidades
Defesa Civil de Barueri envia SMS gratuito para avisar sobre riscos climáticos

InternacionalInternacional
Trump diz que supervisão dos EUA sobre a Venezuela pode durar anos

Especiais
Governo projeta superávit comercial de até US$ 90 bilhões em 2026

CidadesCidades
Agendamento de castração de pets chega no dia 07 de janeiro em Barueri

InternacionalInternacional
Economia mundial dá sinais favoráveis de crescimento

Política
PF diz ter provas de crimes cometidos por Temer e cúpula do PMDB; citados negam
Publicidade