Por:Jornal NC - Publicado em 21/03/2024
O presidente francês Emmanuel Macron deve explicar ao presidente Lula a posição da França sobre a guerra na Ucrânia em sua visita ao Brasil, entre os dias 26 e 28 de março. Fontes do Palácio do Eliseu admitem que há divergências na visão dos líderes sobre o conflito e afirmam que o assunto deve ser uma das pautas da viagem. O governo francês acredita que é necessário tentar envolver os parceiros que têm posições divergentes sobre o conflito.
Veja Também: Putin diz que Rússia está pronta para guerra nuclear e alerta EUA sobre interferência na Ucrânia
O presidente francês mostrará a Lula que a França vê os seus interesses de segurança ameaçados pela evolução do conflito e pela posição agressiva da Rússia. Apesar das diferenças, o governo da França acredita que é extremamente importante comunicar a gravidade da guerra e tentar traçar uma agenda em comum com os brasileiros. Macron tem enfatizado a necessidade de apoio europeu aos ucranianos e endureceu o tom com a Rússia, citando até mesmo a possibilidade de envio de tropas em solo.
Enquanto a França defende o fornecimento de mais armamentos a Kiev para viabilizar a vitória da Ucrânia, o Brasil diz que o envio de armas prolonga a guerra e defende a paz a qualquer custo, mesmo que signifique uma derrota ucraniana. Interlocutores também ressaltam que a viagem marca uma reaproximação dos dois países, depois do afastamento durante a gestão anterior, de Jair Bolsonaro. O ex-presidente chegou a ofender a esposa de Macron, Brigitte, dizendo que ela era feia em um post nas redes sociais.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Quase mil famílias de Barueri já têm posse de seus imóveis graças à regularização fundiária
Internacional
Milei anuncia saída da Argentina da Organização Mundial da Saúde
EspeciaisEspeciais
Senadores apresentaram 47 projetos e PECs nos primeiros dias de 2025
CidadesCidades
Programa Morar Bem já transformou a vida de 300 famílias de Barueri com suas reformas
EspeciaisEspeciais
Nem Dilma, nem Temer: maioria da população quer eleição antecipada, aponta nova pesquisa
Tecnologia
Wi-Fi em ônibus de São Paulo custará R$ 22 milhões
Publicidade