Itália se despede de Berlusconi em dia de luto contestado

É a primeira vez que se estabelece um dia nacional de luto a um ex-premiê. Para a oposição, a decisão é um desrespeito com a maioria dos italianos



Por:Jornal NC - Publicado em 15/06/2023

Itália se despede de Berlusconi em dia  de luto contestado

O ex-premiê italiano Silvio Berlusconi continua dividindo seu país mesmo após a morte, depois que uma decisão do governo, que inclui seu ex-partido, de homenageá-lo com um dia nacional de luto na quarta-feira gerou polêmica. Berlusconi morreu na segunda-feira aos 86 anos. Seu funeral de Estado, que acontecerá na tarde desta quarta-feira na Catedral de Milão, deve atrair milhares de pessoas, incluindo líderes políticos e dignitários estrangeiros. Alguns políticos da oposição italiana, incluindo o ex-premiê Giuseppe Conte, recusaram-se a comparecer à cerimônia, enquanto a ex-ministra de centro-esquerda Rosy Bindi disse que uma “santificação inadequada” estava ocorrendo. Ex-premiês italianos já receberam funerais de Estado no passado, mas esta é a primeira vez que um dia nacional de luto, uma honraria sem precedentes, também é convocado. Cabe ao governo declará-lo.

Veja Também: Represa da Ucrânia que fornece água para usina nuclear se rompe

A Itália é governada por uma coalizão de direita formada pelos partidos Irmãos da Itália, da primeira-ministra Giorgia Meloni, a Liga, de Matteo Salvini e o partido de Berlusconi, Força Itália. O dia de luto não é feriado, mas sim uma homenagem simbólica em que bandeiras são hasteadas a meio mastro em prédios públicos. O Parlamento Europeu também decidiu prestar as suas homenagens desta forma. Bindi, uma mulher frequentemente difamada pelas piadas sexistas de Berlusconi, disse que o dia nacional foi “desrespeitoso com a maioria” dos italianos que se opõem ao falecido líder. Berlusconi foi uma figura altamente divisiva que estabeleceu molde para outros empresários que se tornaram políticos, como o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, com uma carreira pontuada por escândalos e processos judiciais. Em Milão, coroas de flores foram empilhadas na fachada da catedral da cidade antes do funeral, enquanto telas gigantes foram instaladas para permitir que as pessoas acompanhem da praça.

Curta nossa Fanpage no Facebook


Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados