Por:Jornal NC - Publicado em 22/03/2017
Após a Polícia Federal deflagrar a Operação Carne Fraca, que chocou o Brasil, na última sexta-feira, dia 17 de março, as empresas suspeitas de maquiar carnes vencidas e as reembalarem para venda ficaram com mais de R$ 1 bilhão bloqueado.
A Polícia Federal reconheceu nesta terça-feira (21) que as investigações tratam de desvios praticados por “alguns servidores”, segundo a corporação, as irregularidades “não representam um mau funcionamento generalizado do sistema de integridade sanitária brasileiro”.
Veja Também: Reforma na Previdência quer tirar o direito à aposentadoria de milhares de brasileiros
As declarações foram divulgadas nesta noite pela PF e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), após encontro do secretário-executivo da pasta, Eumar Roberto Novacki, com o diretor-geral da corporação, Leandro Daiello. O foco da operação, segundo os órgãos, é a eventual prática de crimes de corrupção por agendes públicos.
"O sistema de inspeção federal brasileiro já foi auditado por vários países que atestaram sua qualidade. O SIF [Serviço de Inspeção Federal] garante produtos de qualidade ao consumidor brasileiro", afirmaram a PF e o ministério em nota conjunta.
Segundo a PF, essa é em números, a maior operação já realizada no país, cerca de mil agentes federais cumpriram 309 mandatos judiciais em sete estados, para buscas e prisões temporários dos suspeitos de participar do esquema. Segundo a investigação, os frigoríficos maquiavam as carnes que já estavam vencidas com ácido ascórbico (substância cancerígena) e subornavam fiscais federais para que eles autorizassem a comercialização dos produtos.
Publicidade

CidadesCidades
Ouvidoria de Barueri recebe mais de 11 mil manifestações em 2025 e reforça importância da participação cidadã

Carros
Fim de baliza para tirar CNH: veja estados que aderiram à medida

EspeciaisEspeciais
Fim da escala 6x1: governo pode enviar projeto para agilizar aprovação

CidadesCidades
Faixa da Castello Branco, sentido capital, será interditada para obras de passarela em Barueri

Entretenimento
Arlindinho lança clipe da música nova ‘Esse Nego’ em parceria com a ONG Pipa Voar em Alphaville

CidadesCidades
Saúde de Osasco inspecionou mais de 46 mil residências
Publicidade