Por:Jornal NC - Publicado em 22/03/2017
Após a Polícia Federal deflagrar a Operação Carne Fraca, que chocou o Brasil, na última sexta-feira, dia 17 de março, as empresas suspeitas de maquiar carnes vencidas e as reembalarem para venda ficaram com mais de R$ 1 bilhão bloqueado.
A Polícia Federal reconheceu nesta terça-feira (21) que as investigações tratam de desvios praticados por “alguns servidores”, segundo a corporação, as irregularidades “não representam um mau funcionamento generalizado do sistema de integridade sanitária brasileiro”.
Veja Também: Reforma na Previdência quer tirar o direito à aposentadoria de milhares de brasileiros
As declarações foram divulgadas nesta noite pela PF e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), após encontro do secretário-executivo da pasta, Eumar Roberto Novacki, com o diretor-geral da corporação, Leandro Daiello. O foco da operação, segundo os órgãos, é a eventual prática de crimes de corrupção por agendes públicos.
"O sistema de inspeção federal brasileiro já foi auditado por vários países que atestaram sua qualidade. O SIF [Serviço de Inspeção Federal] garante produtos de qualidade ao consumidor brasileiro", afirmaram a PF e o ministério em nota conjunta.
Segundo a PF, essa é em números, a maior operação já realizada no país, cerca de mil agentes federais cumpriram 309 mandatos judiciais em sete estados, para buscas e prisões temporários dos suspeitos de participar do esquema. Segundo a investigação, os frigoríficos maquiavam as carnes que já estavam vencidas com ácido ascórbico (substância cancerígena) e subornavam fiscais federais para que eles autorizassem a comercialização dos produtos.
Publicidade
CidadesCidades
Programa Morar Bem já transformou a vida de 300 famílias de Barueri com suas reformas
InternacionalInternacional
EUA: imigrantes entram com ação para bloquear deportações aceleradas
EspeciaisEspeciais
Congresso tem 55 vetos para analisar no retorno das atividades legislativas
CidadesCidades
Mais um Centro de Convivência para Barueri
NacionalNacional
Inflação sobe em setembro em todas as faixas de renda, aponta Ipea
Esportes
Massa poderá dar continuidade na Fórmula 1 em 2018
Publicidade