Ilha de plástico no oceano já tem quase 3x o tamanho da Bahia

O gigantesco aglomerado de centenas de milhares de toneladas de lixo plástico no oceano Pacífico tem de quatro a 16 vezes mais lixo plástico do que se imaginava



Por:Jornal NC - Publicado em 05/04/2018

Ilha de plástico no oceano já tem quase 3x o tamanho da Bahia

O gigantesco aglomerado de centenas de milhares de toneladas de lixo plástico no oceano Pacífico, conhecido como “Great Pacific Garbage Patch”, situado entre o Havaí e a Califórnia, tem de quatro a 16 vezes mais lixo plástico do que se imaginava.
Segundo uma pesquisa científica, a maior zona de acumulação de detritos plásticos do mundo tem, no mínimo, o tamanho de três Franças. Ou, convertendo para uma medida mais próxima, mais de três vezes toda a área do estado da Bahia. Atualmente, ao menos 1,8 trilhão de peças de plástico pesando 80 mil toneladas estão à deriva na área, o que equivale ao peso de 500 aeronaves Boeing 747. Os dados são de um mapeamento de três anos conduzido por uma equipe internacional de cientistas afiliados à The Ocean Cleanup Foundation, seis universidades e uma empresa de sensores aéreos.
As descobertas foram publicadas na revista Scientific Reports. Para analisar a extensão total de resíduos plásticos, a equipe realizou o mais abrangente esforço de amostragem, cruzando o campo de detritos com 30 navios simultaneamente, complementados por duas pesquisas de aeronaves.
A frota coletou um total de 1,2 milhão de amostras de plástico, enquanto os sensores aéreos escanearam mais de 300 km2 da superfície do oceano.
Os resultados revelam que o depósito flutuante de lixo plástico mede 1,6 milhão de quilômetros quadrados. Apenas 8% da massa de detritos é formada por microplásticos, definidos como peças menores que 5 milímetros de tamanho, e os outros 92% são de detritos maiores. Ao comparar a quantidade de microplásticos com as medições históricas, a equipe descobriu que os níveis de poluição plástica na zona têm crescido exponencialmente desde que as medições começaram na década de 1970.

Veja Também: Professor é condenado por treinar crianças para cometer atentados em Londres

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados