Por:Jornal NC - Publicado em 15/05/2025
Associações que negam terem feito descontos ilegais em benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm cobrado o governo a retomar os pagamentos sob pena de interrupção dos serviços que prestam em contrapartida para os segurados do INSS. Desde que veio à tona o esquema de fraudes em cerca de R$ 6 bilhões, o governo suspendeu todos os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com entidades e associações, ou seja, todos os pagamentos de aposentadorias e pensões que eram feitos aos beneficiários.
Veja Também: Relator antecipa fim da reeleição para 2030 e CCJ adia votação
Como os descontos foram suspensos, os segurados não precisam solicitar o cancelamento. Caso queiram prosseguir recebendo o benefício, precisam informar ao governo que estão cientes dos descontos. A expectativa é que o retorno dos pagamentos seja feito em junho. batizado de “fraude pura”, reúne as empresas que devem ser desligadas por corrupção; empresas que prestam serviços mas demonstraram inconsistências em alguns contratos e precisam se explicar, a exemplo da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que é uma das maiores associações; empresas que prestam serviços a aposentados e pensionistas, mas que também tiveram repasses suspensos por medida de segurança.
As associações que oferecem serviços alegam que a suspensão dos pagamentos coloca em risco a manutenção de seus funcionários. Muitas dessas entidades existem desde a década de 1990, e há aquelas que prestam assistência como plano de saúde e atividades de lazer especialmente para o público idoso. De acordo com o governo, das 11 entidades alvo das investigações da CGU, somente uma teve acordo assinado em 2023. As demais são de 1994, 2014, 2017 (2), 2021 e 2022 (5). Até que os pagamentos sejam retomados, o Ministério da Previdência e o INSS esperam ter realizado o recadastramento dos segurados para atestar quem de fato teve a assinatura fraudada e quem se cadastrou conscientemente.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade

CidadesCidades
Barueri atinge recorde histórico em segurança e mantém latrocínio zero

InternacionalInternacional
Brasil condena Israel por novas medidas para ocupar terras palestinas

EspeciaisEspeciais
Congresso Nacional retoma atividades com foco em agenda econômica e reformas estruturais

Cidades
Pré-Carnaval Infantil terá ritmos variados e muita alegria na Praça das Artes

CidadesCidades
Pitty abre os shows do Natal Encantado no José Corrêa em Barueri

NacionalPolítica
Brasil vive pior contração desde crise da América Latina dos anos 1980, diz FMI
Publicidade